Respostas Do Capito 10
Ensaios: Respostas Do Capito 10. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DANIM • 20/3/2014 • 1.631 Palavras (7 Páginas) • 9.067 Visualizações
Capitulo 10
1. Por que se afirma que a igualdade absoluta entre as pessoas é uma impossibilidade social?
Por que toda sociedade e composta de indivíduos com diferente finita idade, força, resistência, velocidade, acuidade, visual ou auditiva, inteligente, beleza e assim por diante.
2. Indique algumas das diferenças biológicas que podem existir entre os indivíduos.
Toda sociedade compõe-se de indivíduos com diferenças finitas de idade, sexo, força, resistência, velocidade, acuidade visual ou auditiva, inteligência, beleza e assim por diante.
3. As diferenças biológicas contribuem para as diferenças sociais entre as pessoas?
Sim pois ainda existe muita descriminação, tanto de raça, etnia, classe, e deficiências físicas.
4. A expressão “sociedade igualitária” indica que tipo de igualdade entre os indivíduos?
Uma vez que não é possível uma sociedade composta por membros exatamente iguais, quando utilizamos a expressão sociedade igualitária, estamos nos referindo à igualdade de oportunidades que devem ter todos os indivíduos dessa sociedade, sem discriminação de nenhuma espécie
5. O que é o Estado do Bem-Estar Social?
O Estado, que durante um certo tempo cumpriu o relevante papel de amenizar a desigualdade inerente ao sistema capitalista (o Estado do Bem-Estar Social), vem sendo desmontado de maneira rápida, sem se discutir mais profundamente qual o papel que lhe caberá em uma nova rearticulação do sistema social como um todo.
6. O que é estratificação social? Exemplifique.
A expressão 'estratificação social' se refere à divisão da sociedade em camadas (ou estratos), sendo que seus ocupantes têm acesso desigual a oportunidades sociais e recompensas.
7. O fenômeno da existência da hierarquia social é universal?
Todas as sociedades até hoje conhecidas e estudadas apresentam o fenómeno da hierarquia social, estando internamente divididas em estratos.
8. Entre Karl Marx e Max Weber, quem apresenta uma visão macrossociológica e dinâmica e quem se coloca mais do ponto de vista do indivíduo?
Para Karl Max a visão e macrossociológica e dinâmica e para Weber se coloca mais sob o ponto de vista do individuo.
9. Podemos afirmar que a teoria da desigualdade de Marx tem base, fundamentalmente, econômica? Por quê?
A desigualdade se estabelece nas relações de produção que e onde se possa identificar os diferentes entre os homens particularmente aqueles que exploram e os que são também
10. Qual o conceito de classe social em Marx?
Para ele, "as classes são expressão do modo de produzir da sociedade no sentido de que o próprio modo de produção se define pelas relações que intermedeiam entre as classes sociais, e tais relações dependem da relação das classes com os instrumentos de produção. Em uma sociedade em que o modo de produção capitalista domine, sem contrastes, em estado puro, as classes se reduzirão fundamentalmente em duas: a burguesia, composta pelos proprietários dos meios de produção, e o proletariado, composto por aqueles que, não dispondo dos meios de produção, têm de vender ao mercado sua força de trabalho"
11. Para Marx, no capitalismo existem outras classes sociais além da burguesia e do proletariado? Quais, por exemplo?
Mesmo tendo indicado a existência dessas classes fundamentais que estão em permanente oposição, salientando opressores e oprimidos como sendo um traço distintivo da história, Marx não descarta, ao contrário reafirma sempre, não só a existência de outras classes, como também aponta haver ("rações de classes: "Nas primeiras épocas históricas, verificamos, quase por toda parte, uma completa divisão da sociedade em classes distintas, uma escala graduada de condições sociais. Na Roma antiga encontramos patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Média, senhores, vassalos, mestres, companheiros, servos; e, em cada uma destas classes, gradações especiais"
12. Por que Marx considera a burguesia e o proletariado como classes fundamentais do sistema capitalista?
Ao longo de sua obra expõe seu pensamento acerca da divisão da sociedade em classes e prioriza a existência de duas delas, fundamentais no capitalismo. Por suas próprias palavras: "a época da burguesia caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classes. A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado"
13. Quais são as dimensões da sociedade que Max Weber utiliza para identificar a desigualdade social?
A dimensão econômica, a política e a social.
14. O que é classe para Max Weber?
As classes, do ponto de vista marxista, constituem um sistema de relações em que cada uma pressupõe a existência de outra, ou de outras: não pode haver burguesia sem proletariado e vice-versa.
15. O que é um estamento?
Um outro conceito formulado por Weber é o de 'estamento'. De acordo com ele, o estamento é formado por quem compartilha uma situação estamental, definida como um privilegiamento típico, positivo ou negativo, quanto à consideração social, com base: no modo de vida; no modo formal de educação (aprendizagem empírica ou racional); e no prestígio obtido hereditariamente ou profissionalmente.
16. Quais eram os estamentos (ou estados) que existiam na França do século XVIII?
Os três estados que existiam na França do século XVIII são exemplos de estamentos. No primeiro estado — o da nobreza —, seus membros se degradavam ao exercer qualquer atividade económica. O segundo estado — o do clero — dispunha de certos privilégios em matéria de imposto e gozava de certos direitos. O terceiro estado era constituído do resto, e todo aquele que não era nobre nem sacerdote era desse estado.
17. Em Weber, como se dá a desigualdade do ponto de vista político?
Max Weber distinguia um terceiro tipo de estratificação social, com base no poder político. Do ponto de vista político, a diferenciação se
...