Restauração da eficiência da sociologia
Tese: Restauração da eficiência da sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Robertha • 31/3/2014 • Tese • 268 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
Trabalho recuperação Sociologia
Etnocentrismo é um conceito antropológico, que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor,ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir. Essa avaliação é, por definição, preconceituosa, feita a partir de um ponto de vista específico. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico considerar-se como superior a outro. Do ponto de vista intelectual, etnocentrismo é a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros.
Determinismo Geográfico: postura segundo a qual se acredita que as diferenças de ambiente físico condicionam totalmente a diversidade cultural . Ou seja, segundo essa postura, os homens são diferentes, pois habitam áreas geográficas diferentes: umas mais frias, outras mais quentes, ou mais próximas do mar , outras mais altas.
Determinismo Biológico: As diferenças culturais seriam explicáveis a partir de traços genéticos que diferenciariam os povos. Os estereótipos de cada povo seriam determinado pelo sangue, ou seja , separa-se por ‘’raças’’.
Relativismo cultural : O relativismo cultural é a postura segundo a qual você procura relativizar sua maneira de agir, pensar e sentir e assim se colocar no lugar do outro. "Relativizar" significa que você estabelece uma espécie de afastamento, distanciamento ou estranhamento diante de seus valores, para conseguir compreender a lógica dos valores do outro.
Qual devemos adotar ?
E, se quisermos realmente compreender o outro, devemos ter consciência disso e adotar, na medida do possível, o relativismo como uma postura metodológica que nos ajude a nos desvencilhar do etnocentrismo.
...