Resumo Critico Do Filme - Amor Sem Escalas
Artigo: Resumo Critico Do Filme - Amor Sem Escalas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SamaraNuunes • 26/11/2013 • 522 Palavras (3 Páginas) • 1.968 Visualizações
Resenha do filme Amor Sem Escalas
O filme Amor sem escalas tem como protagonista o ator George Cloney e relata alguns elementos presentes nas organizações e nas pessoas que a integram.
Notamos no filme alguns princípios básicos existentes nas organizações, como: Motivação, liderança, cultura organizacional, mudança organizacional, grupos sociais e saúde mental. Falando sobre motivação percebemos estar presente em varias cenas, como por exemplo a que Ryan Bingham realiza palestras motivacionais, usando como analogia uma mala. “Se quiser se dar bem na vida, tem de deixar a mala leve, ou seja, sem moradia fixa, sem amigos, sem família, pois afinal tudo isso nos prende em compromissos e obrigações, e é o movimento leve que nos dá liberdade.” O que tbm aparece nas cenas de demissões, onde Ryan oferece para os funcionários cartilhas com sugestões de como lidar com a situação, já os funcionários eram motivados com viagens de 1ª classe, hospedagem em hotéis luxuosos, festas. Quando Ryan começa a se impor como um verdadeiro profissional, dando coordenadas sobre o trabalho de Natalie, pode se notar a liderança responsável, em outra cena no aeroporto, quando ele faz Natalie refazer suas malas e traçar estratégias para otimizar o tempo nos aeroportos.
Já as culturas organizacionais, são práticas adotadas pelas empresas que independe de outros fatores, elas adotam e acabam passando isso para os outros funcionários ou as suas filiais, tornando uma característica da empresa. Porém, as mudanças organizacionais acontecem quando Ryan sente-se ameaçado pela proposta feita ao seu chefe por Natalie, que sugeri uma mudança drástica na metodologia de se despedir pessoas: fazendo isso virtualmente, o que pode ser o fim da sua atual condição e suas metas pessoais e profissionais. Isso permite compreender que nem sempre as mudanças são aceitas, ou que elas podem mudar as percepções de outras pessoas, algo que se torna evidente no final do filme com a postura de Bingham adaptando as mudanças. No setor de grupos sociais nota se que Ryan não consegue lidar com os seus colegas de trabalho e chefe, evitando qualquer proximidade, e isso num profissional é algo que ameaça sua instabilidade na empresa, e com Ryan não foi diferente.
Ryan não só se distanciava dos colegas de trabalho como também de sua própria família e de si mesmo.
Trabalhou 322 dias do ano viajando e ficou 43 dias sem interagir e se incluir em nenhum grupo social, até perceber que conviver com outras pessoas era muito mais importante do que seu trabalho.
O filme é caracterizado por diversas demissões, e que a forma como elas ocorrem causam angustia aos indivíduos, onde a saúde mental pode ser afetada, desenvolvendo problemas como depressão, entre outros transtornos, o próprio filme mostra uma cena em que o chefe de Ryan, o questiona sobre a demissão de uma senhora que apresentava sinais de depressão, e após ser demitida a mesma cometeu suicídio.
Sendo assim, concluí se que o filme Amor sem escalas além de ser uma forma dinâmica de se trabalhar os conteúdos, colabora para melhor compreensão dos assuntos podendo identifica-los dentro das organizações de forma que seus elementos constituintes se relacionam em prol de uma organização
...