Resumo Do Filme A Missão
Monografias: Resumo Do Filme A Missão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruna2202 • 20/9/2014 • 438 Palavras (2 Páginas) • 1.127 Visualizações
O filme é baseado em fatos reais, conta a historia da evangelização dos índios guaranis feita pelos jesuítas. O filme aponta os conflitos vivenciados pelos colonos e índios, pois os colonos capturavam os índios a fim de manter um comercio escravo, fazendo com que os índios se mantivessem totalmente avessos e agressivos com invasores dos seus territórios.
Logo no inicio do filme mostra a morte de um padre causada pelos índios, sua morte pôs o irmão Gabriel, um padre jesuíta, à frente da Missão de São Carlos. Seu dever era evangelizar os índios guaranis, e para fazer a sua primeira aproximação não levou nada a não ser um instrumento musical, que de certa forma despertou o interesses dos índios, logo fora levado para o local aonde residia os índios.
No decorrer do filme a vida de um mercador de escravos, Rodrigo Mendonza, se vê completamente mudada, tudo por conta de uma desilusão amorosa o pôs de frente ao seu irmão em um duelo, resultando na morta de seu ente querido. Desolado Rodrigo quer se punir e se isola da sociedade, um convite do irmão Gabriel de ajudar na Missão de São Carlos, o leva a passar a se dedicar em ajudar aos “seres” que ele caçava, a partir daí Rodrigo se converte e passa a ser fiel aos jesuítas.
Quando a chegada de um funcionário da Coroa Portuguesa os jesuítas procuram defender a sua permanência nos territórios das missões. Gabriel convida o funcionário da Coroa para conhecer os territórios ocupados pelas missões antes que dê o seu veretido, o funcionário se surpreende ao ver quão longe havia chegado o processo de evangelização dos índios.
Porém o destino dos jesuítas já havia sido traçado entes mesmo da corte ser iniciada: os jesuítas deveriam se retirar do território ou serem massacrados por um exercito.
No final, todos são dizimados: tanto o valente Mendonza – que recebe o primeiro tiro tentando salvar a vida de algumas crianças –, quanto o pacato irmão Gabriel – que é morto com o corpo de Cristo em suas mãos. E assim se faz a vontade dos homens, que se julgam seres os porta-vozes da vontade de Deus.
Enfim, muitos falam das missões jesuíticas apenas por seu caráter evangelizador, no seu papel na quebra da identidade indígena. Mas o que moveu a Coroa portuguesa a expulsar os jesuítas não foi a preocupação com os índios, é óbvio, e sim questões políticas. Após a descoberta do Novo Mundo, os habitantes do paraíso só podiam ter três destinos: ou perder seus costumes e crenças para uma nova cultura, em nome de Deus; ou serem escravizados como animais selvagens; ou serem dizimados pelos colonizadores.
...