Resumo Do Filme "A Onda"
Artigo: Resumo Do Filme "A Onda". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lariy • 21/4/2014 • 443 Palavras (2 Páginas) • 4.216 Visualizações
Resumo do filme "A onda" :
Baseado em fatos reais, O filme : “A Onda”, retrata a história de um grupo de jovens cursando em uma escola na Alemanha, aparentemente, o ensino médio. Esse grupo faz parte de um projeto escolar sobre autocracia o qual requer uma semana de curso preparatório.
Reiner Wegner, escolhido para lecionar a disciplina, não se sente muito estimulado por ser um assunto, de certo modo, delicado frente ao contexto histórico alemão. Devido a isso, o professor propõe uma forma mais prática para o ensino. O que moverá a história do filme é pergunta inicial das aulas. A indagação é feita pelo professor sobre a possibilidade de uma nova ditadura na Alemanha, um aluno convicto, nega a hipótese e ainda recebe o apoio dos outros.
Logo se inicia, de fato, o curso. O método adotado pelo professor é fazer com que os alunos, vivam uma pseudo-ditadura. Com o passar dos dias são feitas discussões sobre a autocracia e adotados, também, alguns costumes desta ideologia pelo grupo de alunos, tudo isso com o intuito de um aprendizado mais eficaz sobre o tema abordado.
No entanto, a ideia de autocracia vinculada à ditadura é literalmente absorvida pela maioria dos alunos, o que os confere certa disciplina à encenação da ideologia. O grupo adota o nome “A Onda”, além de uniforme, emblema e gesto para cumprimentar aos adeptos da ideia.
Uma cena que marca essa adesão intensa é quando Tim, um dos alunos, queima suas próprias roupas a fim de usar somente a estipulada blusa branca do uniforme. Além do momento quando este mesmo personagem vai à casa do professor (nomeado o líder da pseudo-ditadura) pra protegê-lo como um guarda-costas.
O comportamento estranho do grupo é percebido, a priori, pela aluna Karo a qual é desprezada nas decisões do grupo por simplesmente não ter aderido ao uso do uniforme. Ela decide sair da “comunidade” e lutar contra a prevalência da mesma, o que contribui para que seja mais uma vítima de repulsa do grupo, por ser vista como uma inimiga à “ideologia”.
As últimas cenas do filme relatam a decepção do professor para com os alunos, pelo fato de eles terem sido manipulados pela atividade e ido de encontro à resposta da indagação feita inicialmente, isto é, houve ali, dentro daquele grupo, uma ditadura. A ideia foi de sobremaneira tão absorvida que alguns alunos não aceitaram o fim da “Onda”. Tim, desapontado, por ver no grupo a razão de viver e atira em um amigo que tenta o repreender e depois se mata por não conseguir aceitar o fim do grupo. E, por fim, professor é considerado como culpado de tudo e é levado ao julgamento.
...