Resumo Filme Murderball
Monografias: Resumo Filme Murderball. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dobscha • 22/5/2014 • 409 Palavras (2 Páginas) • 4.371 Visualizações
O documentário apresentado através de um filme se chama Murderball, e conta a superação de pessoas com limitações de movimentos através do esporte.
A mensagem do filme é a de nos mostrar a necessidade de resistir e de transmitir ao máximo esta determinação de sobreviver, vencer e ultrapassar barreiras, independente do que acontece em sua vida tomando como base a superação de pessoas através do esporte paraolimpico de rugby em cadeira de rodas.
O documentário mostra o cotidiano, as lutas, as vitórias e decepções individuais de um grupo de jogadores. Num primeiro momento, temos aquele velho, batido discurso que o deficiente físico é uma pessoa igual a outra qualquer, capaz das mais variadas tarefas no dia-a-dia, porém, quanto mais o filme avança, mais vão ficando claras a ira e a revolta que moram dentro de vários daqueles atletas. Um deles é extremamente cruel com o próprio filho, outro não aceita sua condição, outro usa o jogo como uma verdadeira arma.
Em geral, o filme fala destes homens que, seja por acidente de carro, briga, tiro ou doença, foram forçados a viver presos a uma cadeira de rodas, mas não perderam suas características essenciais por isso, para o bem e para o mal.
Os jogadores de alto nível também tentam mostrar para os jovens recém incapacitados que buscam a esperança de viverem novamente no esporte, pois muitas vezes os tetraplégicos gostavam de praticar algum tipo de esporte. Alguns temas como a sexualidade e a convivência com a sociedade são abordados no documentário. Muitos pensam que os tetraplegicos não conseguem manter uma vida sexual ativa, em cosequência disso não podem ter filhos, mas o filme mostra a real posição, pois eles tem suas mulheres e uma vida sexual normal.
A existência do preconceito é vista com clareza, mas eles conseguem superar o preconceito através de brincadeiras. Ao assitir este documentário podemos observar que os tetraplegicos têm uma vida sim diferente, mas tão normal como a de qualquer outra pessoa, de forma que no filme, os envolvidos até se mostram superiores quanto ao seu notório poder de superação através do esporte. Enxerga-se que após o acidente que os deixaram deficientes foi e é necessário muita ajuda de amigos, familiares e médicos, mas com o tempo conseguem superar e acabam ficando bem capacitados mostrando que mesmo sendo difícil a vida que se leva, tudo na vida tem seu lado bom e devemos absorver sempre o que pudermos para nos tornarmos um ser humano melhor sempre.
...