Resumo Texto "Objetivo Da Contabilidade"
Monografias: Resumo Texto "Objetivo Da Contabilidade". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dannyelrodrii • 2/10/2013 • 1.834 Palavras (8 Páginas) • 1.307 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Brasília
ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS
Brasília, 01 de Outubro
Faculdade Anhanguera de Brasília
ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS
Administração/ 2º semestre Turma A Sala C19
Teoria da Contabilidade – Odair
Alinne dos Santos Mendes – 3730730767
Daniel Rodrigues da Cunha –3702531908
Jéssica Borges Guimarães – 3730702010
Patrícia Beserra dos Santos – 1299885386
Patrícia Ferreira dos Santos – 4243836199
Thais Cavalcante de Souza - 4236889963
Brasília, 01 de Outubro
SUMÁRIO
Introdução ........................................................................................................ 5
Etapa 01 ........................................................................................................... 6
Etapa 02 ........................................................................................................... 8
Conclusão ...................................................................................................... 12
Referências Bibliográficas ............................................................................. 13
INTRODUÇÃO
Este trabalho relata os objetivos da Contabilidade e a Utilização da Informação Contábil e também apresenta os relatórios contábeis. Há uma entrevista com um empresário, para conhecermos o método dele de administrar as suas finanças.
Aborda definições de ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas, despesas, perdas e ganhos. Mostra como são as atividades contábeis e suas divisões.
ETAPA 01
Passo 1 – Resumo texto “Objetivo da Contabilidade”
Contabilidade sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.
- Informação natureza econômica: deve ser considerada a visão do que seja econômico para a contabilidade (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio).
- Informação natureza financeira: fluxos de caixa, capital de giro, etc.
- Informação natureza física: complemento aos valores monetários (quantidades geradas de produto ou serviços, número de depositantes num banco, número de clientes numa empresa, número de funcionários numa empresa, etc).
- Informação natureza de produtividade: se refere à utilização mista de conceitos de avaliação (financeiros) e quantitativos (físicos), como: receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.
Usuário é a pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade. Podem ser preferenciais ou externos (acionistas; credores em geral e emprestadores de recursos e integrantes do mercado de capitais) e secundários que são os administradores da entidade e o Fisco.
A finalidade da Contabilidade é fornecer informações sobre a composição do patrimônio e suas variações, informações essas de ordem econômica e financeira, que facilitam e tornam eficientes as tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou proprietários, como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.
O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.
Algumas vantagens da manutenção de uma contabilidade adequada:
- Oferece maior controle financeiro e econômico à entidade;
- Facilita acesso ás linhas de crédito com bancos e fornecedores;
- Prova aos sócios a verdadeira situação patrimonial.
Passo 2 – Semelhança entre a vida financeira particular de uma pessoa e a de uma empresa.
Em relação à vida financeira particular e a de uma empresa existem vários pontos em que podemos dizer que são exatamente iguais e outros com pequenas diferenças.
Uma dessas semelhanças é o fluxo de caixa, pois nos programamos baseando no que temos a receber e a pagar, tentando manter o controle financeiro. Uma vez que nossos ganhos ultrapassam nossas despesas, nasce o conceito de lucro e tal como em uma empresa esse é um objetivo a ser cumprido. Podemos citar também os investimentos, pois uma empresa sempre tem sua visão no futuro, e esses são necessários para que lá na frente esse recurso nos gere lucro. Uma pessoa física também faz investimentos seja ele imobiliário, aplicações bancárias ou em algo não palpável, como faculdade, cursos e especializações.
Em relação às Receitas os pontos de semelhança divergem entre Pessoa Física
...