Resumo do Filme "Seremos História?"
Por: Monstro COBR • 12/3/2019 • Resenha • 513 Palavras (3 Páginas) • 6.020 Visualizações
Seremos História?
O presente trabalho, tem como intuito versar sobre o documentário “Seremos História?”, o qual foi lançado no ano de 2016 e estrelado por Leonardo DiCaprio. O Documentário trata sobre questões referentes a proteção ambiental no âmbito do direito brasileiro.
No início do documentário, fica retratado o cenário atual em que vivemos, no que se refere ao meio ambiente. É mostrada a obra “O Jardim das Delícias Terrenas” produzida por Hieronymus Bosch, a qual é dividida em três, sendo elas:
Primeira parte: É retratado o Jardim do Éden, no momento em que Jesus realiza a “entrega” a Adão e Eva, de modo que o Jardim se encontra em perfeitas condições;
Segunda parte: Fica demonstrada a reprodução e multiplicação dos seres humanos, e o surgimento de instalações referentes a suas atividades;
Terceira parte: É retratado um cenário de destruição completa, totalmente diferente do que foi descrito na primeira parte.
Visto isso, Leonardo DiCaprio se vê frente a uma humanidade que move- se apenas em razão da busca desenfreada pelo poder, de modo que utilizam de quaisquer maneiras para alcançar seu objetivo, tais como o uso indiscriminado de combustíveis fósseis, pouco se importando com as consequências de suas ações. Como sabemos, a maior parte do que consumimos é fruto da utilização destes elementos, o que gera uma quantia muito grande dióxido de carbono, que causa grandes alterações climáticas. Ademais, também pode-se citar a produção e consumo da carne bovina como um dos culpados para estas alterações climáticas, uma vez que sua produção resulta na emissão do gás metano que é bem mais nocivo que o dióxido de carbono.
Por sua vez, a ganância do ser humano também atinge as florestas, que nos trazem uma maior estabilidade no que tange a emissão de gases
poluentes. Milhares de florestas são destruídas para retirada de madeira, criação de animais dentre outras atividades.
O maior problema surge quando tentamos dar início à algum tipo de solução, de modo que se depara com empresas gigantescas e milionárias, as quais tem poder o suficiente para manipular a mídia e até governantes, tentando nos trazer uma falsa segurança de que nada está acontecendo, que os “problemas climáticos” são invenção de cientistas loucos, tudo visando apenas manter seu lucro e poder.
Leonardo DiCaprio, como embaixador, percebe que com a degradação exacerbada do meio ambiente, os problemas ambientais tem se agravado ainda mais, de modo que pode-se citar como exemplo o derretimento de geleiras, que causam o aumento do nível do mar, sumindo com ilhas tanto habitadas quanto inabitadas.
Acredito que o tema tratado no documentário é de grande importância, pois as mudanças climáticas são muito perceptíveis. A ganância cega os responsáveis pelas megaempresas, de modo que visam apenas seu lucro, sem pensar nas consequências. Devemos lembrar que estamos neste planeta apenas de passagem, e fica o questionamento, é esse o lugar que queremos deixar para nossos filhos?
Acredito que para dar início a algum tipo de solução, deveriam ser criadas leis mais rígidas referentes ao tema, e também investir em mais pesquisas que visam outros meios mais sustentáveis de alimentação, como “carnes” feitas com vegetais, mas tudo isso leva tempo, tempo podemos não ter.
...