Resumo do documentário a verdadeira história da internet
Por: Pedro Neves Monteiro • 24/4/2017 • Relatório de pesquisa • 800 Palavras (4 Páginas) • 4.314 Visualizações
Um ponto muito interessante é que o documentário mostra que o mundo gira em torno do capitalismo. E a cada tempo surgem novas ideias que competem com o que estão na atualidade e muitas vezes essas novas ideias acabam se tornando líder de mercado como aconteceu com a Microsoft que pôs em conta a praticidade e comodidade de seus usuários quando o assunto era navegar na internet. Esse acontecimento (parte 1 – Guerra dos navegadores) nos mostra que não se pode apenas criar algo e deixar como está, pois na atualidade, existem muitas pessoas com ambições de crescer.
Outro ponto interessante de abordar é que muitas vezes se é usado a criação dos outros para criar algo inovador, como no caso da apple na parte 4 (People power), que viu a empresa Napster afundando e trouxe para o mercado o Itunes, que possuí o mesmo modelo mas tem tudo dentro da lei. O documentário nos mostra que não podemos perder o foco para não sermos ultrapassados por nossas próprias ideias aproveitadas por outros.
Resumos:
Parte 1 (A guerra dos navegadores): O nome “Browser wars” é dada a um período, de 1995 a 1999, na história da internet onde a empresa Netscape perdeu sua liderança no mercado dos softwares para a Microsoft, as duas são criadoras de navegadores de internet, sendo a Netscape dona de um navegador com o mesmo nome e a Microsoft dona do Internet Explore.
Nesse período a Netscape, que estava perdendo seu trono, entrou com um processo contra a Microsoft alegando que ela estaria utilizando táticas de cartel (usadas para a dominação do mercado), e aproveitou de sua liderança no mercado de sistemas operacionais (Windows) e adicionou a eles a Internet Explore, fazendo com que os usuários não precisassem fazer o download. Dessa forma os usuários, pela praticidade, pararam de baixar o navegador Netscape e começaram a utilizar somente o Internet Explore.
Parte 2 (Search ou A pesquisa): Conta a trajetória de dois jovens, estudantes de engenharia elétrica, que queriam achar um jeito furtivo de ganhar no basquete, tinham acesso a internet e ao procurar dados esportivos, eles deram os primeiros passos de uma grande mudança, criaram uma ferramenta de pesquisa para pessoas leigas acharem as coisas que procuravam. Milhões de pessoas procuraram o site e então eles criaram um nome curto e chamativo, daí surgiu o Yahoo.
O sócio da Sequoia Capital, investiu 2 milhões na ideia dos jovens e a partir do Yahoo as pessoas começaram a ver que era possível ganhar dinheiro com a internet.
A publicidade se tornou a melhor saída para os jovens já que eles precisavam de alguma rentabilidade, então, no final de 1995 a Yahoo começou a postar banners de propagandas em seu site, isso fez que com os usuários se multiplicassem e mais anunciantes queriam os pagar para ter seu anúncio no site.
Daí a concorrência surgiu, a primeira foi a Excite que tinha uma tecnologia muito mais sofisticada, muito diferente do Yahoo. Em 1997 Yahoo e Excite estavam mais preocupadas em tornar seus sites em portais de entretenimento, o objetivo inicial que eram as pesquisas havia se perdido, quando as pesquisas eram feitas, links desnecessários apareciam. Foi então que Larry e Sergei lançaram um servidor de busca genérico, o Google, era simples mas muito completo, o sistema utilizava a medida de utilidade e relevância, a ideia da contagem de links era simples e se tornou a essência do Google.
...