Rodrigo Marques
Exames: Rodrigo Marques. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rodrigo4m • 6/5/2014 • 1.105 Palavras (5 Páginas) • 264 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este estudo visa entender como as ações tomadas na gestão do restaurante Fellini interferem diretamente no resultado positivo encontrada nas áreas organizacionais da empresa, principalmente, como eles investem na qualidade do atendimento o que gera a fidelização dos clientes.
É um estudo importante no curso de gestão com pessoas, pois nos permite visualizar inúmeras áreas organizacionais dentro de uma empresa, na qual foca a importância dos recursos humanos, área esta que se encontra em ênfase nos dias atuais.
DESENVOLVIMENTO
Quando Nelson Laskowsky fundou seu novo restaurante no sobrado do Leblon, achou que todo seu conhecimento adquirido no exterior, por ter estudado administração, por ter trabalhado e ter aprendido várias funções na pizzaria em Jerusalém eram suficientes para iniciar um negócio próspero, mas sua empresa não começou bem. Não soube redecorar o ambiente, creio que não soube fazer a publicidade certa para o público que queria atingir, enfim, ele teve que ter humildade para reaprender, visitar restaurantes da cidade, e aprender novas culinárias.
A concorrência que o cercava era grande, com enorme credibilidade, boa qualidade de serviço, então o que fazer para ser diferente? Ainda bem que Nelson teve a humildade de reconhecer que de fato estava errado em alguma coisa, afinal, não adianta nada fazer uma comida excelente se o cliente não estiver satisfeito com o ambiente e principalmente com a qualidade do atendimento.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO COM PESSOAS
Um detalhe interessante é que a gestão familiar dividida entre os sócios, mãe e filho, é também compartilhada com seus funcionários. O modo em que a família administra o restaurante e tratam seus funcionários, refletem diretamente para um atendimento personalizado diferente de seus demais concorrentes. O funcionário que ganha uma atenção especial como do Restaurante Fellini, na qual tem vários benefícios, ex: plano de saúde, odontológico, prêmios por produtividade e vários outros, ele se sente “importante” e valorizado na empresa e se esforça ao máximo para gerar bons resultados. Este modelo de gestão beneficia o trabalhador e também o empregador, porque o colaborador fica feliz, faz uma excelente comida, atende bem e ainda conquista clientes, que acabam sempre voltando para o estabelecimento, gerando lucro. E todos saem ganhando. Todos os benefícios despertam no colaborador, desejos e projetos que sonha realizar, como comprar um carro, fazer a viagem que tanto idealiza nas férias, estudar. Isto se torna uma motivação a mais para o mesmo se empenhar no trabalho e gerar lucro para ambos os lados.
O restaurante Fellini representa uma gestão participativa, pois corresponde a um conjunto de princípios e processos que defendem e permitem o envolvimento regular e significativo dos colaboradores na tomada de decisão. Este tipo de participação do colaborador se manifesta por meio de sugestões sobre contratação, discutir o andamento dos negócios e até sugerir alguma demissão.
Em meio a inúmeras concorrências, o restaurante Fellini conseguiu se diferenciar dos demais, pois foi o primeiro restaurante do Rio de Janeiro a aderir à política de ambientes livres do fumo. O ambiente é agradável e limpo fazendo com que seus clientes se sintam bem vindos e a vontade.
Nelson Laskowky busca o diferencial das pessoas oferecendo recursos que motivam a fazer do Fellini excelência em atendimento. Se Nelson percebesse um mau atendimento no seu estabelecimento vindo por parte de seus funcionários, isso seria um fator estressor, por que ele tem a obcessão pela boa recepção, pelo melhor atendimento na qual é seu diferencial e seu foco principal.
Podemos ver algo excepcional do inicio ao fim, não só na preparação dos pratos, no cuidado com o ambiente ou como o serviço é prestado, mas na atenção na hora de contratar um novo funcionário, pois é necessário que o candidato ao cargo seja transparente na hora da entrevista, para que os proprietários possam ver se o mesmo se encaixa nos padrões da empresa, pra ver se ele tem a “cara” do restaurante. A contratação é muito importante e o desafio depois é mante-lo fiel à empresa. Muitos não levam em conta o grande investimento que é treinar um novo funcionário. A rotatividade de funcionários dentro de uma empresa pode ir
...