Síntese dos principais conceitos do canto coral
Por: rm79 • 23/8/2015 • Relatório de pesquisa • 821 Palavras (4 Páginas) • 481 Visualizações
A voz é o instrumento mais antigo em execução, nascemos com essa estrutura biológica que nos permite a comunicação por meio da fala ou do canto, sendo assim podemos destacar várias grupos musicais, como duo, trios e o coral que é a prática coletiva de várias pessoas subdividas em vozes, assim determinadas pelo seu timbre vocal.
Tendo esse grupo vocal, é necessário ter uma referencia de condução, onde o papel do regente é de extrema importância para dar as devidas entradas nos solos, movimentação gestual de tempo e fraseando.
A música passou por várias mudanças sendo que cada época ela sofreu alterações e criações, começando desde os primórdios até hoje, mas sempre tendo uma forte ligação com as funções religiosas.
Os registros mais antigos datam os gregos com a sua música que unificava a poesia, música e a dança, mas tendo a voz como o seu principal instrumento.
Na idade média o canto gregoriano, baseado na música litúrgica era ainda mais forte, tendo como o seu patrono o Papa Gregório Magno, onde o canto coral era executado nas Igrejas Cristãs durante a missa, o cantochão tinha textos bíblicos e era cantado sem o acompanhamento dos instrumentos, mas a uma só voz, era em latim em tempo ternário e silábico.
Também nesse período a música profana era desprezada pela a igreja, pois não elevava a alma onde era maléfica ao espírito cristão.
No século 9, surgi o primeiro uso de polifonia, estilo cantado a duas vozes sendo distintas conhecida como organum, na igreja de Notre-Dame - França, cria-se uma escola para cantores, onde também acabam desenvolvendo uma voz adicional na escrita do organum.
A música profana ganhou espaço com o surgimento dos motetos, estilo livre e polifônico onde cada voz era utilizada a um texto diferente, mais tarde o moteto issorítmico passou a ser a forma comum de execução, tendo uma forma ritmica e melódica assim devidamente estruturada.
O Renascimento tive uma profunda mudança na economia e no pensamento humanista, que se afasta da Idade Média onde era ligado a igreja, e a Deus como centro do universo.
No final do século 14, seguindo para 15, 16 teve um grande crescimento artístico e científico com a ajuda do sociedade feudal, tendo a burguesia seus próprios músicos, onde eles acompanhavam em viagem, dando início a uma fusão cultural onde cada país tinha a sua própria cultura musical e era agregada as formas musicais, a Itália teve grande desenvolvimento durante esse período pois teve o madrigal como forma de composição livre, mas ligada ao texto, dando assim a ela o titulo de centro musical da Europa no século 16.
A música protestante por sua vez era cantado a quatro vozes homofônicas e ligada a música com a palavra, diante disso a Igreja Católica perde os seu fiéis, porém Palestrica fica responsável para essa contra reforma musical no canto gregoriano.
O período Barroco a música tonal se estabelece com grande importância, onde também surge a Ópera, gênero teatral que une a música com um cenário de ação, dança e interpretação.
Mais tarde a Ópera sofre algumas mudanças tendo o recitativo como uma nova forma de prática permitindo um melhor entendimento dos textos, mais tarde surge o primeiro tratado sobre a técnica vocal escrita para os castratis onde esses cantores eram submetidos a cirurgias
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