SCRIPTURE DE CONTA
Resenha: SCRIPTURE DE CONTA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: solangearaujo • 30/3/2014 • Resenha • 236 Palavras (1 Páginas) • 237 Visualizações
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Escrituração é uma técnica contábil que consiste em registrar nos livros próprios (Diário, razão, Caixa, Conta-corrente) todos os acontecimentos que ocorrem na empresa que provocam modificações no patrimônio.
MÉTODO DA ESCRITURAÇÃO
Método das partidas dobradas. É o método universalmente adotado para a escrituração. Movimenta toda a estrutura patrimonial e de resultados aconselhando a igualdade dos elementos positivos e negativos do patrimônio.
Princípio fundamental:
“Não há devedor sem credor e vice-versa”
Equivale dizer: para cada registro ou soma de registro a débito, haverá um registro ou soma de registro a crédito, de igual valor.
PROCESSO DE ESCRITURAÇÃO
Pode ser manual, mecanizado ou computadorizada. A computação eletrônica é a prática mais comum utilizada para a escrituração contábil. Apresenta diversas vantagens como: higiene, rapidez, capacidade de processar grandes volumes de informações.
LANÇAMENTO CONTÁBIL
É um termo utilizado em escrituração contábil que define a maneira que um contador ou auxiliar de contabilidade irá registrar as transações financeiras (fatos contábeis) de uma entidade (empresa). Utiliza-se para os lançamentos o método das partidas dobradas.
Para fazer um lançamento deve-se fazer uso de cinco elementos:
1. Local e Data do documento – dia, mês e ano da ocorrência do registro.
2. Conta devedora – é a conta debitada. Vem sempre em primeiro lugar.
3. Conta credora – é a conta creditada, que vem acompanhada da preposição acidental “a” quando dita verbalmente.
4. Histórico – é a narração e simplificada do fato ocorrido, geralmente "resumido" para eventos corriqueiros e "detalhado" para itens de grande importância.
5. Valor do lançamento em moeda nacional.
...