SEGURANÇA DO TRABALHO EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA: UM ESTUDO DE CASO
Dissertações: SEGURANÇA DO TRABALHO EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA: UM ESTUDO DE CASO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FGV2015 • 15/3/2015 • 531 Palavras (3 Páginas) • 351 Visualizações
SEGURANÇA DO TRABALHO EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA:
UM ESTUDO DE CASO
Rio de Janeiro
2013
SEGURANÇA DO TRABALHO XXX
UM ESTUDO DE CASO
Pré-Projeto
entregue à FTESM como requisito parcial para aprovação na disciplina Metodologia Científica
Professor
Rio de Janeiro
2011
Objetivos:
Objetivo Geral:
Analisar, dentro do contexto da Segurança do Trabalho, as atividades e condições laborais dos profissionais do setor bancário, atentando ao caso de uma agência bancária da Zona Norte do Rio de Janeiro.
Objetivos Específicos:
Identificar e avaliar os riscos presentes no ambiente de trabalho dos profissionais de uma agência bancária, tentando eliminar os riscos a que estes profissionais estão expostos, ou, quando não for possível, reduzi-los.
Propor palestras de conscientização quanto à Segurança do Trabalho e à prevenção de riscos no ambiente de trabalho. Focar, entre outros temas, na prevenção do DORT/LER. Sugerir aos profissionais uma reavaliação de sua postura e treiná-los para realizar suas tarefas de uma forma correta do ponto de vista ergonômico.
Propor melhorias no layout da agência e a troca de mobiliário, proporcionando maior segurança, conforto e ergonomia. Propor uma rotina que auxilie a equipe em caso de incêndio.
Justificativa:
Todo ano, um número expressivo de bancários é afastado de seu posto de trabalho devido a doenças e acidentes de trabalho. As instalações das agências bancárias muitas vezes podem comprometer a segurança dos funcionários, provocando acidentes, como quedas, tropeços, entre outros. Muitas agências apresentam condições insalubres, como a falta de água encanada, sistema de ventilação mal dimensionado ou inoperante e instalação elétrica aparente. Além disso, o mobiliário antigo e em má conservação não é adequado ao exercício da profissão. Por fim, as atividades repetitivas contribuem para o aparecimento de doenças como a DORT/LER. Isso acarreta não apenas um prejuízo à instituição financeira e à Previdência Social como também à saúde e ao bem-estar dos funcionários.
Problema:
Como minimizar o número de afastamentos provocados por acidentes e doenças do trabalho na agência bancária sem onerar excessivamente a Instituição Financeira e comprometer a segurança dos funcionários?
Metodologia
Oficina Eletrica/Hidraulica
Secao I – Disposicoes
...