SEGURANÇA EM OBJETOS E SERVIÇOS COM ELECTRICIDADE
Projeto de pesquisa: SEGURANÇA EM OBJETOS E SERVIÇOS COM ELECTRICIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniellemorilane • 7/1/2015 • Projeto de pesquisa • 1.707 Palavras (7 Páginas) • 189 Visualizações
PPRPS – PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS EM PRENSAS E SIMILARES
Elaboração de documentação PPRPS;
Programa de avaliação de riscos (P.A.R);
Adequação de Prensas e Similares ao PPRPS;
Treinamento de operação / manutenção.
NR-10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE
Relatório das Instalações e serviços de Eletricidade;
Relatório sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) Para-Raios;
Curso de Segurança em Instalações com eletricidade;
Prontuário Elétrico;
Documentação Técnica das Instalações;
Atualização de esquemas elétricos;
Adequação de instalações;
Lock-out / Tag-out.
Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.
IMPLANTAÇÃO DA NORMA REGULAMENTADORA-NR10 NAS EMPRESAS
A implantação da norma NR10 requer um sistema organizado de informações pertinentes às instalações elétricas e aos trabalhadores que sintetizará o conjunto de procedimentos, ações, documentações e programas que a empresa mantém ou planeja executar para proteger o trabalhador dos riscos elétricos. A empresa deverá organizar o PIE -Prontuário das Instalações Elétricas com o fim de disponibilizar ao trabalhador todas as informações necessárias a sua segurança, provar ao MTE o atendimento aos requisitos da NR10 e provar que todos os serviços são executados segundo procedimentos definidos e seguros, mantendo-o atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade.
Todas as empresas com potência instalada superior a 75 kw devem manter o PIE atualizado.
Um dos documentos que compõe o PIE é o Relatório Técnico das Inspeções, (relatório de não conformidade) que deve ser elaborada com base na auditoria realizada na documentação, nas instalações elétricas e nos processos de segurança elétrica da empresa apontando todas as não conformidades administrativas e técnicas encontradas na indústria.
Os documentos técnicos previstos no PIE, Relatório Técnico das Inspeções, devem ser elaborados por profissionais legalmente habilitados e deve ser organizado e mantido pelo empregador ou pela pessoa formalmente designada pela empresa. O primeiro passo para organizar o Prontuário das Instalações Elétricas é a elaboração do Relatório Técnico das Inspeções (RTI) com o cronograma de ações para adequação à NR10.
PRONTUÁRIOS DE ADEQUAÇÃO A NR-10
As empresas com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter atualizado o Prontuário de Instalações Elétricas.
O prontuário, tornado obrigatório pelo Ministério do Trabalho (NR 10), deve ser disponibilizado aos trabalhadores que atuam em serviços e instalações elétricas, às autoridades competentes, aos empregados e às empresas terceirizadas contratadas para prestação de serviços em eletricidade no estabelecimento da empresa.
A responsabilidade pelo cumprimento da norma é solidária entre contratantes e contratados envolvidos.
Estruturação do Prontuário das Instalações Elétricas
Para facilitar o entendimento de como organizar e o quê constar no prontuário, descrevemos os passos necessários para este procedimento:
• 1º. Passo – Elaboração de um diagnóstico da NR-10
Nesta fase inicial é analisada a situação da empresa em relação ao cumprimento específico dos requisitos não técnicos da NR 10, assim como itens relativos à documentação.
• 2º Passo – Elaboração do Laudo Técnico das Instalações Elétricas, se não existente.
Este laudo, que contempla a parte técnica das instalações elétricas, abrange a verificação da conformidade das instalações com as normas técnicas brasileiras e com a parte técnica citada na NR 10.
As normas técnicas brasileiras de referência são a NBR-5410 (baixa tensão), a NBR-14039 (média Tensão) e a NBR 5418 (áreas classificadas).
O laudo é elaborado com base nos resultados obtidos com a análise do dimensionamento e adequação da rede, ensaios e medições, inspeções de quadros e circuitos elétricos, análise dos projetos, etc.
• 3º Passo – Relatório Técnico
Elaboração do Relatório Técnico das inspeções realizadas, contendo as informações obtidas no diagnóstico efetuado na primeira etapa e no Laudo Técnico das Instalações Elétricas.
Alem das informações acima o Relatório Técnico conterá também as recomendações e o cronograma estabelecido, dentro do prazo dado pela NR 10, para a regularização de quaisquer dos itens que devam integrar o Prontuário das Instalações Elétricas e que se encontrem pendentes de adequação.
• 4º Passo – Elaboração do Laudo do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, se não existente.
Neste laudo é apresentado o resultado das inspeções técnicas e medições realizadas no sistema contra descargas atmosféricas, seu aterramento elétrico e sua conformidade com a NBR-5419 e NR 10.
• 5º Passo – Formação do Prontuário
Montagem do prontuário das Instalações Elétricas contendo os seguintes documentos:
O
...