SEGURANÇA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Seminário: SEGURANÇA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lirama • 26/3/2014 • Seminário • 450 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
SEGURANÇA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Vulnerabilidade dos sistemas e uso indevido
As empresas que possuem sistemas de informação integrados à redes de internet devem ter a segurança e o controle como prioridades, imagine os sistemas sendo infectados por malwares (softwares mal-intencionados como vírus de computador, worms cavalos de tróia), isso pode prejudicar todo a operação diária da sua empresa, como compras, vendas, ou a perda de informações confidencias, tudo isso poderia ocasionar prejuízo financeiro direto ou indireto na contratação de empresas especializadas para fazer o sistema voltar a operar normalmente.
Quando grandes quantidades de dados são armazenadas sob formato eletrônico, ficam vulneráveis a muito mais tipos de ameaças do que quando estão em formato manual. Muitas vezes os sistemas de diferentes localidades estão interconectados por meio de telecomunicação, deixando-os mais expostos a acessos não autorizados, usos indevidos ou fraudes. O uso crescente de dispositivos portáteis para computação empresarial tais como smartphones e laptops ajudam a piorar o cenário citado, pois muitas vezes os usuários se conectam aos sistemas via redes públicas como as de aeroportos e hotéis, que podem não ter um nível de segurança adequado.
Grandes redes públicas como a internet, são mais vulneráveis porque estão abertas a qualquer um, quando a internet se torna parte da rede corporativa, os sistemas de informação da organização podem ficar mais vulneráveis a ações de estranhos. A vulnerabilidade aumentou também com o uso disseminado de e-mail, mensagens instantâneas e programas ponto a ponto (P2P). Os e-mails podem conter anexos que servem de trampolim para a instalação de softwares mal-intencionados ou acesso a rede corporativa, além disso, pode ser usada por funcionários para transmitir dados confidenciais. Os aplicativos de mensagem instantânea por sua vez, não usam uma camada segura para mensagens de texto, por isso podem ser interceptados e lidos por estranhos. As redes P2P, muito utilizadas para o compartilhamento de músicas ilegais, também podem transmitir malwares ou expor a estranhos as informações de computadores individuais ou corporativos.
É seguro se conectar a redes sem fio em aeroportos, bibliotecas ou outros locais públicos? Depende do quão alerta você esta. Mesmo a rede sem fio de sua casa está vulnerável, pois é fácil fazer a varredura das redes sem fio que utilizam tecnologias a rádio. Tanto o bluetooth quanto o Wi-Fi são suscetíveis a escutas. Embora o alcance das redes Wi-Fi seja de apenas algumas dezenas de metros, ele pode ser estendido a 400 metros por meio de antenas externas. As redes locais (LANs) que usam o padrão 802,11 podem ser facilmente penetradas por estranhos, os hackers podem usar ferramentas como antenas externas e softwares piratas gratuitos, para detectar redes desprotegidas, monitorar o tráfego da rede e, em alguns casos, obter acesso à internet ou a redes corporativas.
...