SER DIFERENTE È NORMAL?
Artigo: SER DIFERENTE È NORMAL?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ead00851115 • 2/10/2013 • 1.717 Palavras (7 Páginas) • 375 Visualizações
INTRODUÇÂO
Na contemporaneidade podemos perceber as diversas diferenças presentes em nossa sociedade brasileira, apesar de que varias pesquisas nos mostram que o Brasil atingiu o menor índice de desigualdade social da historia nos últimos anos. O presente artigo tem a finalidade e o objetivo de destacar e provocar no leitor o pensamento de critica com relação às diferenças sociais e no contexto das mudanças ocorridas ao decorrer dos tempos no plano socioeconômico e cultural da sociedade.
Este trabalho nos levara a entender que todo mundo tem o seu jeito de ser e de viver e que as diferenças não importam, pois se fossemos todos iguais, isso não seria nada bom e que apesar de tantas diferenças devemos seguir em frente e ver isso de uma boa forma, cada ser tem seus valores e intelectos, cada ser tem sua forma de se expressar. Até mesmo os animais são diferentes uns dos outros cada um vive em um ambiente adequado a si próprio e vivem de forma diferenciada, isso não é defeito ou irregularidade no mundo animal isso é normal, pois todos os seres não são iguais. O presente trabalho tem o objetivo de pensar e repensar sobre a grande importância de ser diferente, pois ser diferente é normal.
SER DIFERENTE É NORMAL
Atualmente vivemos em uma sociedade onde encontramos em tudo um motivo para criticas ou para debater se é bom ou ruim se é certo ou errado e muitas outras questões sobre vários assuntos, como por exemplo, a diferença entre cada ser humano, será se isso é bom ou ruim, se é certo ou errado, mas de acordo com o tema conseguiremos entender e chegar a uma conclusão de que ser diferente é normal.
O QUE É SER PERFEITO? E O QUE A SOCIEDADE ENTENDE POR SER PERFEITO?
O perfeito é estar sempre tentando melhorar, pois o perfeito não existe, existem comportamentos que leva o individuo ao quase perfeito porque por mais que façamos o bem ou tenhamos boas atitudes mesmo assim estamos longe de alcançar a perfeição, isso pode até se tornar impossível para os seres humanos, pois perfeito é uma pessoa que tenha todas as qualidades possíveis e impossíveis. Então para o ser humano a perfeição não existe, pois nós não temos nenhuma capacidade com o impossível o que realmente existe é a procura pela perfeição e o individuo que procura a perfeição pode ser considerado do bem, pois quer melhorar a si próprio e o momento em que estar vivendo.
É muito bom quando nos deparamos com pessoas que aproveitam a vida da melhor forma possível e tentando alcançar a perfeição para sua vida e não à destruição como muitas pessoas que acabam fazendo com que isso aconteça sem perceber. Ao paramos para refletir ou pensar sobre essa questão de o que é ser perfeito, ou como alcançar a perfeição isso nos leva cada vez mais em querer chegar perto dela. Quando o individuo se sente satisfeito, feliz com tudo e com todos, quando fazemos o bem para todos que estão ao nosso redor, quando não devemos nada a ninguém e sentimos nossa liberdade vivendo a vida da melhor forma possível e sem ter medo de ser feliz e estar bem consigo mesmo, esses métodos nos levam mais perto da perfeição por mais que ser perfeito seja impossível.
Os indivíduos devem assumir sua própria personalidade sem demagogia e egocentrismo, acreditando ser uma criatura de um ser superior e que para alcançar a felicidade plena se faz necessário primeiramente proporcionar a felicidade do próximo. Desta forma será contagiada pelo reflexo que lhe será refletido, criando assim um elo com o criador, uma aproximação indestrutível, tornando-se quase que perfeito ou, perfeito pelo julgamento humano e isso nos leva a uma conclusão que, ser perfeito não é acertar sempre, e sim esforçar-se para errar menos a cada dia, pois na atualidade as pessoas em geral andam bem distantes da perfeição.
O QUE É SER DIFERENTE?
Falando de perfeição e tentando chegar à conclusão que ser diferente é normal, temos que entender tambem o que na realidade é o conceito de diferença, ou o que é para as pessoas ser diferente. É correto afirmar quer diferente é o Caráter que distingue um ser de outro ser, uma coisa de outra coisa.
Falta de igualdade ou de semelhança. Entendendo o significado de diferença isso nos leva a entender também o significado de preconceito, pois é através das diferenças que surge o preconceito. A própria palavra preconceito, que segundo o dicionário significa conceito antecipado e sem fundamento, nos remete a pensar como e porque, em muitas ocasiões, atitudes preconceituosas são predominantes, principalmente em nossa sociedade atual, onde a beleza e a imagem são requisitos tão importantes para uma vida normal. O normal é ser diferente, é sermos nós mesmos sem estereótipos, sem um padrão predominando, sem aquela ânsia por ser igual a todos.
Seria terrível viver numa terra onde as diferenças não existissem, onde todas as pessoas possuíssem o mesmo rosto, as mesmas cores e cortes de cabelos, olhos, roupas, gostos, sentimentos etc. A monotonia tomaria conta e quem sabe até, as pessoas dessa terra tão igual, nem sequer se desenvolveriam, porque não há maior impulso na vida de um ser humano que a competição e a necessidade de superar seus ideais.
A impressão digital, por exemplo, é única. Cada ser humano é dotado dessa exclusividade. Ser diferente é normal, é ter ideias, sentimentos e hábitos únicos.
A mídia já foi responsável pela exploração desenfreada de nossa imagem. Cada vez mais a intimidade das pessoas é exposta na televisão, nos jornais, na internet etc., mas o padrão é sempre seguido, a moda, principalmente das novelas são vistas em vitrines na manhã seguinte. A ideia é que ficar fora desses padrões é ficar fora da realidade, é ficar fora do mundo em que vivemos principalmente na adolescência, quando o jovem acha que para ser aceito num determinado grupo, ele tem que ser e agir como os demais integrantes, só assim será querido e aceito.
O QUE NÓS FAZEMOS PARA NOS ENQUADRAR NESSA SOCIEDADE?
O século XXI nasceu, e junto com ele nasceram novas tribos, novas ideias, novos padrões. Hoje, muitos escritores tomam o cuidado de inserir em suas dramaturgias “problemas” comuns, vividos por pessoas comuns. Por exemplo, a novela da Globo, “Páginas da Vida”, mostrou as dificuldades que uma menina portadora da Síndrome de Down e sua família enfrentam para superar os preconceitos e as dificuldade que alguém “Diferente” precisa
...