SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Por: 155518 • 28/8/2017 • Artigo • 1.622 Palavras (7 Páginas) • 152 Visualizações
[pic 1]
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Despachante aduaneiro
Autor : Maria Cheila Damazio
Trabalho solicitado na disciplina de Logística Internacional pela professora Karine Paixão com avaliação parcial do 4º modulo, turma : 44977, turno: Matutino
Feira de Santana, agosto de 2015
DESPACHANTE ADUANEIRO
RESUMO: Este artigo apresenta elementos que constituem a profissão de um despachante aduaneiro, sendo a mesma uma das mais influenciadoras quando se trata e exportação e importação, será apresentado características, funções, responsabilidades, formas de remuneração dentre outros requisitos que compõe a sua jornada, envolvendo também aspectos relevantes que devem ser avaliados pelo contratante de serviços ao selecionar um despachante aduaneiro para executar a formulação da declaração aduaneira de exportação e importação. Os critérios para escolha relacionados ao interessado nos serviços e os requisitos que este profissional deve ter , devem ser observados com bastante atenção, pelo fato de ocasionar tanto o sucesso quando bem praticados, quanto mal empenho dos serviços que serão prestados. Contextualiza-se também as questões de credenciamento do Despachante Aduaneiro no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) que útil e necessário para poder atuar neste ramo .
INTRODUÇÃO
O despachante aduaneiro e seus colaboradores podem exercer em nome dos seus representados os atos relacionados com o despacho aduaneiro de mercadorias ou de bens, transportados por qualquer via, na exportação ou na importação.
A principal função do despachante aduaneiro é a criação da declaração aduaneira de importação ou de exportação, ou seja, a recomendação de destino a ser atribuída aos bens sujeitos ao controle aduaneiro, sinalizando o regime aduaneiro a aplicar às mercadorias e comunicando os princípios exigidos pela Aduana para aplicação deste regime.
A conferência da mercadoria, para seu reconhecimento ou quantificação, quando precisa, é efetuada na presença do importador ou de seu representante, nesse caso, o despachante aduaneiro, pode recebê-la após o seu desembaraço.
DESPACHANTE ADUANEIRO – REGISTRO E CREDENCIAMENTO NO SISCOMEX
Para que o despachante aduaneiro possa trabalhar como representante de uma organização para a execução dos atos associados ao despacho aduaneiro, deve-se antes de tudo ser credenciado no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) pelo responsável legal ou pessoa jurídica, o qual também já deverá ter providenciado sua habilitação para utilizar o Siscomex.
A prática das profissões de despachante aduaneiro e de ajudante do mesmo somente será liberado à pessoa física inscrita, respectivamente, no Registro de Despachantes Aduaneiros e no Registro de Ajudantes de Despachantes Aduaneiros, mantidos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).
Poderão ser inscritas no Registro de Despachantes Aduaneiros as pessoas físicas que solicitarem formalmente e que atendam aos seguintes requisitos de acordo com a (Instrução Normativa RFB nº 1.209, de 7 de novembro de 2011) :
- Comprovante de inscrição há pelo menos 2 (dois) anos no Registro de ajudantes de Despachantes Aduaneiros , mantido pela RFB
- Ausência de condenação, por decisão transitada em julgado , a pena privativa de liberdade
- Inexistência de pendências em relação a obrigações eleitorais e, se for o caso ,militares
- Maioridade civil e nacionalidade brasileira
- Formação de nível médio
- Aprovação no exame de qualificação técnica
RESPONSABILIDADES DO DESPACHANTE ADUANEIRO NAS OPERAÇÕES DE COMERCIO INTERNACIONAL
Para o bom funcionamento dos embarques de exportação e importação, deve existir interação entre o despachante e os contratantes (exportador e importador).Ambas as partes devem colaborar para o desenvolvimento de um clima de confiança e sinergia.
Os problemas do cotidiano não devem ser relacionados ao trabalho, ou seja, a dedicação tanto do despachante aduaneiro como do importador/exportador devem estar focados na busca de soluções para driblar a burocracia e dificuldades existentes em qualquer embarque de importação/exportação.
Como em toda parceria, as partes terão suas obrigações. Abaixo seguem as principais:
Obrigações do importador e exportador
- Fornecer informações detalhadas sobre o embarque;
- Facilitar a comunicação entre o despachante e o fornecedor/cliente no exterior;
- Incluir os despachantes aduaneiros como seu representante legal;
- Fazer o pagamento dos impostos para fins de desembaraço aduaneiro;
- Solicitar/emitir os documentos originais para os processos de importação/exportação;
- Ter conhecimento mínimo necessário sobre os procedimentos na importação e exportação;
- Enviar informações adicionais sobre os produtos e embarque, quando solicitado;
- Fazer o pagamento dos honorários do despachante aduaneiro.
Obrigações do Despachante Aduaneiro
- Oferecer ferramentas e opções logísticas aos processos de importação/exportação;
- Disponibilizar informações relevantes para o bom andamento dos processos;
- Solicitar informações e criar um canal contínuo de comunicação;
- Enviar documentos de fechamento dos processos;
- Zelar para o bom andamento dos embarques em termos de prazo, custo e segurança;
- Representar o importador/exportador junto aos órgãos anuentes como Receita Federal, Anvisa e MAPA;
- Atualizar o importador/exportador sobre as novas legislações que regem o comércio exterior brasileiro;
- Todas as demais obrigações do despacho aduaneiro como acompanhamento da verificação da mercadoria na conferência aduaneira, inclusive da retirada de amostras para assistência técnica e perícia.
FORMAS DE REMUNERAÇÃO DO DESPACHANTE ADUANEIRO
O serviço de despachante aduaneiro é uma atividade que necessita de conhecimentos em diversas áreas, além da necessidade de busca constante de informações. As responsabilidades ao longo dos processos de importação e exportação são grandes.
Pela legislação brasileira, não há espaço para erros ou falta de informações, principalmente nos embarques de importação. Quase sempre, estes “deslizes” são punidos com multas e outras penalidades.
...