SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Por: wallace.eliziari • 5/12/2018 • Relatório de pesquisa • 574 Palavras (3 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 1]
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Thamires Vitória de Camargo
Wallace Eliziário Alves de Oliveira
A ORIGEM DO SENAI
Bragança Paulista – SP
2018
[pic 2]
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Thamires Vitória de Camargo
Wallace Eliziário Alves de Oliveira
A ORIGEM DO SENAI
Relatório de pesquisa apresentado a matéria de Comunicação Oral e Escrita, sob a orientação do prof: Ariê Natanael, com o objetivo de obter nota semestral.
Bragança Paulista - SP
2018
RESUMO
Esse relatório técnico abrangerá a história da constituição SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e conterá informações, sobre os cursos desde a criação da mesma até os dias de hoje.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................................pág 5
COMO TUDO COMEÇOU....................................................................................pág 6
CONCLUSÃO.......................................................................................................pág 7
WEBGRAFIA........................................................................................................pág 8
INTRODUÇÃO
Com a expansão da indústria brasileira, a falta de profissionais qualificados se tornou um empecilho no desenvolvimento industrial brasileiro, então, em 1942 Getúlio Vargas, antigo presidente do país, aprovou SENAI, projeto que busca qualificar profissionais nacionais.
É importante tomar conhecimento sobre a origem de uma organização que teve um papel tão importante na história da economia brasileira, pois sem ela, a falta de pessoas qualificadas ia ser algo estrondoso.
A escolha deste tema se deu devido ao interesse no mercado de trabalho atual, o qual SENAI tem grande participação, e com isso esperamos trazer o conhecimento que devemos ter do assunto de algo tão influente nas vidas dos jovens que trarão futuro para o país.
COMO TUDO COMEÇOU
Com a expansão da indústria internacional, o Brasil se viu na necessidade de acompanhar o crescimento, pois sem um estudo profissional voltado às industrias, não seria possível que tivéssemos uma estrutura fabril desenvolvida, então, em 22 de janeiro de 1942, o presidente Getúlio Vargas aprovou o projeto dos empresários Euvaldo Lodi e Roberto Simonsen, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Os primeiros cursos da instituição foram Serralheiro, Torneiro Mecânico, Moldador, Soldador e o curso de Leitura de Desenho Mecânico. Nos anos 60, foi intensificado os cursos de formação profissional e no treinamento dentro das companhias, e para que o mesmo pudesse ser feito, o SENAI buscou parcerias com os Ministérios da Educação e do Trabalho. Quando a crise econômica de 1980 chegou, os líderes da organização decidiram investir em tecnologias de ponta e no desenvolvimento de seus cursos técnicos e em 1990, com o apoio de intuições de grandes potências mundiais como Japão, Alemanha, Canada, Estados Unidos e afins, SENAI começou a década preparado para dar suporte a indústria brasileira na área da tecnologia de processos, de gestão e de produtos.
...