SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Por: Bruno.111 • 7/2/2017 • Projeto de pesquisa • 2.030 Palavras (9 Páginas) • 172 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAI FRAIBURGO
TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
ELETROTERMIA
BRUNO DE OLIVEIRA
FRAIBURGO
2016
1 – MINHA BIOGRAFIA
1.1 - Especifique o motivo que te levou a pesquisar sobre este tema por você escolhido.
A utilização da energia, sob a forma de calor, é da maior importância em inúmeras operações e processos industriais. Existem diversas formas de produzir calor, que trazem também inúmeros problemas, devido ao combustível usado para tal, por exemplo: destruição de matas para extrair a madeira, poluição do ar com a queima de combustíveis fósseis, lixo radioativo, entre outros. Caso seja possível e viável mudar estes processos para a eletrotermia, é extremamente necessário a mão de obra de eletricistas, eletrotécnicos e engenheiros eletricistas, logo, este assunto é do meu interesse, além de trazer benefícios para empresas e o meio ambiente.
2 – APRESENTÇÃO DO TEMA
Entre as soluções possíveis para a obtenção de calor, destaca-se, por suas vantagens, a energia elétrica, por ser renovável, não poluente, de suprimento automático e de controle simples e eficiente.
À produção de calor por processos elétricos e magnéticos dá-se o nome eletrotermia.
Só se pode pensar em processos industriais com aplicações de eletrotermia se houver suprimento abundante por parte da Concessionária de fornecimento de energia elétrica, realizado com regularidade e a custo conveniente. Por isso, uma consulta prévia deve ser feita quando apreciar a oportunidade e a conveniência de usar energia elétrica em caldeiras, fornos e equipamentos de elevado consumo.
Além de economizar derivados do petróleo, madeira, elementos radioativos, a eletrotermia apresenta ainda, entre outras, as seguintes vantagens:
- Maior uniformidade e qualidade dos produtos fabricados.
- Facilidade de controle do processo.
- Segurança e flexibilidade nas operações.
- Redução da poluição ambiental.
- Melhor aproveitamento da matéria-prima.
- Redução de perdas de calor.
- Maior possibilidade de automatização da produção.
- Eliminação do problema de transporte, estocagem e retardamento na entrega de combustíveis.
- Redução do risco de incêndio e menores prêmios de seguro contra o mesmo.
2.1 – Processos usados na Eletrotermia
- Aquecimento por resistência, direta ou indireta.
- Aquecimento por indução.
- Aquecimento por arco elétrico.
- Aquecimento por radiação infravermelha.
- Aquecimento por plasma.
- Aquecimento por micro-ondas.
- Aquecimento por raio laser.
- Soldagem elétrica por: fusão, pressão ou perdas dielétricas.
3 – PROBLEMA DE PESQUISA
Existem diversos problemas relacionados à produção de calor nos processos industriais. O primeiro, e de impacto imediato para as empresas é a obtenção da matéria prima, seu transporte, armazenamento e eliminação de seus restos ou resíduos, isso tudo gera um transtorno muito grande de logística, além de grande mão de obra.
Outro fator, no caso da queima de lenha, é o controle do processo, que não se consegue ter grande precisão, o que se torna muito trabalhoso quando se precisa de temperaturas exatas.
A destruição de matas e poluição do meio ambiente acaba sendo a médio ou longo prazo o problema mais preocupante, pois além de afetar a empresa, também todos ao seu redor.
4 – JUSTIFICATIVA
O crescimento da população e a redução da pobreza nos países emergentes são alguns dos fatores que estão contribuindo a que aumente a demanda de alimentos, produtos e serviços a nível mundial.
Junto com este crescimento, vem também a necessidade de melhorar os produtos, otimizar processos já existentes e também implantar novos. Empresas querem cada vez mais diminuir custos e aumentar produção, porém com mais qualidade, segurança, rapidez e com sustentabilidade, que no caso da eletrotermia, consegue reunir muitos desses itens na sua função.
5 – OBJETIVOS
5.1 – Objetivo geral
Implantar a eletrotermia como forma de produção de calor nos processos industriais que necessitam do mesmo, eliminando qualquer outra forma, que não essa, na medida do possível.
5.2 – Objetivos específicos
- Solicitar a empresa, autorização para fazer um estudo referente a sua forma de obtenção de calor.
- Mostrar as desvantagens, de seu sistema antigo, de pouco controle e de logística complicada, caso exista de fato.
- Apresentar as vantagens de usar um sistema inovador, totalmente controlável e programável de baixo custo operacional.
- Exibir na forma de planilhas, o retorno financeiro a médio prazo.
- Apresentar pesquisas comprovando que o uso da energia limpa é de suma importância para preservação do meio ambiente.
6 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
6.1 - Aquecimento por indução
É um processo que é usado para selagem, endurecimento ou amolecimento de metais ou outros materiais condutores. Para modernos processos de fabricação, o aquecimento por indução oferece uma combinação atraente de velocidade, consistência, controle e eficiência energética.
6.1.1 - Como funciona o aquecimento por indução?
Quando uma corrente elétrica alternada é aplicada ao primário de um transformador, um campo magnético alternado é criado. De acordo com a Lei de Faraday, se o secundário do transformador está localizado dentro do campo magnético, uma corrente elétrica será induzida.
...