SIGNIFICADO E SENTIDO DA FORMAÇÃO ESCOLAR
Seminário: SIGNIFICADO E SENTIDO DA FORMAÇÃO ESCOLAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elainepinatirosa • 21/5/2014 • Seminário • 403 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
SIGNIFICADO E SENTIDO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR
SIGNIFICADO E SENTIDO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR
César Coll
Resumo:
Apenas a aprendizagem significativas conseguem promover o desenvolvimento pessoal dos alunos.
1) Auto-estruturação do conhecimento, isto é, vêem o aluno como o responsável último do seu próprio processo de aprendizagem.
2) Aprendizagem por descobrimento, defendem o princípio de que o aluno adquira o conhecimento com seus próprios meios.
3) O "princípio fundamental dos métodos ativos: compreender é inventar ou reconstruir por reinvenção".
A proposta de confrontar o aluno com situações que possuem uma série de características (novidade, complexidade, ambigüidade, incongruência, etc.) suscetíveis de ativar a motivação intrínseca e, deste modo, provocar uma curiosidade epistêmica e uma atividade exploratória dirigida a reduzir o conflito conceitual, a incerteza e a tensão gerada pelas características da situação.
O ensino não-diretivo ou de ensino centrado no aluno. Esta proposta, que se caracteriza, entre outras coisas, por acolher a aspiração ancestral de uma educação adaptada às necessidades de cada indivíduo.
Denomina de aprendizagem extrínseca à aquisição de conteúdos externos à pessoa, impostos culturalmente, alheios à sua identidade e que pouco ou nada têm a ver com o que há de peculiar, idiossincrático, de definitório, em cada ser humano.
As orientações para erradicar a aprendizagem extrínseca da educação formal são bem conhecidas: que os alunos decidam por si mesmos o que querem aprender, pois só eles podem saber o que se adapta melhor à sua individualidade, às suas necessidades básicas, dar prioridade ao objetivo de aprender a aprender antes do objetivo de habilidades ou conteúdos, praticar a auto-avaliação como a única forma de avaliação relevante, prestar uma atenção especial à educação da sensibilidade e dos sentimentos, eliminar qualquer componente ameaçador das situações de aprendizagem, etc. A polissemia do conceito, a diversidade de significações que tem ido se acumulando, explica, em grande parte, o seu atrativo e a sua utilização generalizada e obriga, ao mesmo tempo, a se manter uma prudente reserva.
O conceito de aprendizagem significativa possui, a nosso ver, um grande valor heurístico e encerra uma enorme potencialidade como instrumento de análise, de reflexão e de intervenção psicopedagógica. O seu interesse não reside, pois, tanto nas soluções que contribui como na nova perspectiva que conduz a adotar no estudo dos processos de ensino/aprendizagem. É precisamente este valor heurístico, esta potencialidade como instrumento de análise e de reflexões, o que tentaremos ilustrar, seguidamente indagando três aspectos ou componentes do conceito de aprendizagem significativa a que podem nos permitir avançar até uma delimitação mais precisa do mesmo.
...