SISTEMA AGRO FLORESTAL
Casos: SISTEMA AGRO FLORESTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ambiental • 27/9/2013 • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 709 Visualizações
UNESC: FACULDADES INTEGRADAS DE CACOAL
CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO AMBIENTAL
___________________________________________________________________
SISTEMA AGROFLORESTAL
Acadêmica: Willian soares pereira
Disciplina: Conservação e
Recuperação do Meio ambiente.
Prof. Celso Gonçalves Barbosa.
Cacoal-RO
2013
Sistema agro florestal:
Segundo a (EMBRAPA) Sistemas Agros florestais constituem sistemas de uso e ocupação do solo em que plantas lenhosas perenes (árvores, arbustos, palmeiras) são manejadas em associação com plantas herbáceas, culturas agrícolas e/ou forrageiras e/ou em integração com animais, em uma mesma unidade de manejo, de acordo com um arranjo espacial e temporal, com alta diversidade de espécies e interações ecológicas entre estes componentes. Nesses modelos de exploração agrícola são utilizadas culturas agrícolas e/ou pastagens com espécies florestais. Essas últimas são partes fundamentais e devem integrar tais sistemas de exploração, portanto, a não ocorrência de espécies florestais não caracteriza a exploração agrícola como agro florestal e sim como sistemas de consorciação de culturas agrícolas ou integração lavoura pecuária que são divididos em quatro grupos:
Sistema agrossilviculturais - combinam árvores com cultivos agrícolas anuais.
Sistema agrossilvipastoris - combinam árvores com cultivos agrícolas e animais.
Sistemas silvipastoris – combinam árvores e pastagem (animais).
Sistemas de enriquecimento de capoeiras com espécies de importância econômica e pousio melhorado.
METODOLOGIA DE SISTEMA AGROFLORESTAL:
As informações básicas utilizadas neste trabalho foram obtidas através de levanta mentos realizadas junto a produtores dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A pesquisa de campo foi realizada no período de 1994 a junho de 1997. Através de formulários específicos, foram obtidos os coeficientes técnicos sobre do uso de máquinas, insumos, mão-de-obra, preços pagos (insumos, máquinas e equipamentos, serviços e mão-de-obra) e recebidos (produção), área plantada, idade de corte para as espécies florestais e produtividade dos cultivos solteiros e/ou consorciados da erva-mate, eucaliptos, pinus, feijão, milho, soja e trigo.
Também foram levantadas informações sobre uso do solo e os respectivos tipos de relevo predominante nas áreas com cultivos anuais e reflorestadas usam de crédito agrícola, assistência técnica, ocorrência de erosão, demanda de mão-de-obra bem como a distribuição das operações de cultivo ao longo do ano, para as diferentes atividades contempladas neste trabalho. Todos os produtores entrevistados recebiam assistência técnica através da extensão rural e/ou de cooperativas.
Foram implantadas as seguintes atividades de cultivo:
No primeiro ano:
Feijão e milho - cultivados solteiros e sequenciais no mesmo ano;
Soja e trigo - também cultivados solteiros e sequenciais no mesmo ano;
Erva-mate solteira;
Erva-mate com feijão e milho no primeiro ano;
Eucalipto com feijão e milho no primeiro ano;
Pinus com feijão e milho no primeiro ano;
No primeiroSegundo ano:
Erva-mate com feijão e milho no primeiro e segundo anos.
Erva-mate com milho;
Eucalipto solteiro;
Eucalipto com feijão e milho no primeiro e segundo anos;
Pinus solteiro;
Pinus com feijão e milho no primeiro e no segundo anos
Mapa de sistema Agro Florestal
Cultivo de milho e feijão
É importante ressaltar que nas entrelinhas da erva-mate, eucalipto e pinus, pode-se plantar, não apenas o feijão e milho, mas também, arroz, mandioca, soja, trigo, hortaliças, forrageiras, pastagem para animais, etc.
Preparo do solo : mesmo com a significativa participação no preparo do solo através dos sistemas de cultivo mínimo e, em menor escala, da tração animal, para todas as atividades considerou-se o preparo do solo mecanizado no sistema predominante para as culturas do feijão, milho, soja e trigo que se constitui em uma aração seguida de uma ou duas gradagens.
Ciclos de cultivo : para
...