SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Por: Tayane Costa • 3/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 4.807 Palavras (20 Páginas) • 334 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
DAYANE MARIA GOMES
PROJETO VISANDO A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS.
Capanema
2015
DAYANE MARIA GOMES
PROJETO VISANDO A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS.
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Estatística e Indicadores Sociais; Processo de Trabalho e SSOC; Comunicação na Pratica do Assistente Social. Serviço Social 7º semestre.
Prof.ª Amanda Boza Clarice Kernkamp; Rodrigo Zambon
Capanema
2015
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO..............................................................................................04 2 – DESENVOLVIMENTO................................................................................05
2 . 1 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇAO DO PROBLEMA 05
2 . 2 ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 05
2.3- ALIMENTAÇÃO E ENVELHECIMENTO 06
2.4 – ATIVIDADE FISICAS E FISIOTERAPICAS 07
3 – OBJETIVOS.....................................................................................................08
3.1 - Objetivo geral 08
3.2 - Objetivos específicos 08
4 – JUSTIFICATIVA.............................................................................................09
5 – METODOLOGIA.............................................................................................10
6 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.........................................................................10
7 – CONOGRAMA.................................................................................................11
8 – ORÇAMENTOS................................................................................................11
9 – RESULTADOS ESPERADOS.........................................................................11
10 – CONCLUSÃO .................................................................................................12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
- INTRODUÇÃO
O crescimento da população de idosos, em números absolutos e relativos, é um fenômeno mundial. Em 1950 eram cerca de 204 milhões de idosos no mundo e, já em 1998, quase cinco décadas depois, este contingente alcançava 579 milhões de pessoas, um crescimento de quase 8 milhões de idosos por ano. Segundo projeções estatísticas, em 2050, a população idosa será de 1,9 bilhão de pessoas montante equivalente à população infantil de 0 a 14 anos de idade, ou um quinto da população mundial. Uma das explicações é o aumento, verificado desde 1950, de 19 anos na esperança de vida ao nascer em todo o mundo. Os números mostram que, atualmente, uma em cada dez pessoas tem 60 anos de idade ou mais e, para 2050, estima-se que a relação será de uma para cinco em todo o mundo, e de uma para três nos países desenvolvidos.
As consequências do crescente número de idosos implicam em aumento das demandas sociais, e passam a representar um grande desafio político, social e econômico. Faz-se necessário, uma concentração de esforços nas diferentes áreas profissionais, objetivando um maior conhecimento sobre o fenômeno do envelhecimento, e principalmente como envelhecer de forma saudável priorizando esses esforços na manutenção da independência e autonomia do indivíduo. Sabe-se que a inatividade é o elemento que mais compromete a qualidade de vida na terceira idade.
No Brasil, a transição demográfica é incontestável. Até o ano 2025, possivelmente ocuparemos o sexto lugar da população de idosos do planeta com 31,8 milhões de indivíduos com 60 anos ou mais. Porém, estamos longe de atingirmos o envelhecimento bem sucedido.
O envelhecimento populacional brasileiro caracteriza-se pelo acúmulo de incapacidades progressivas nas suas atividades funcionais e de vida diária, associada a condições socioeconômicas a diversas. A mortalidade é substituída por com morbidades e a manutenção da capacidade funcional surge, portanto, como um novo paradigma de saúde, relevante para o idoso. O acelerado ritmo de envelhecimento no Brasil cria novos desafios para a Sociedade Brasileira Contemporânea, onde esse processo ocorre num cenário de profundas transformações sociais, urbanas, industriais e familiares.
...