SISTEMA LOGÍSTICO DA NATURA COSMÉTICOS S.A.
Trabalho Universitário: SISTEMA LOGÍSTICO DA NATURA COSMÉTICOS S.A.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cristineide • 13/5/2014 • 2.617 Palavras (11 Páginas) • 608 Visualizações
FACULDADE SANTO ANTÔNIO
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
SISTEMA LOGÍSTICO DA NATURA COSMÉTICOS S.A.
CRISTINEIDE MENDES
SARA VILLA FLOR
JOSÉ NILTON DOS SANTOS
DAGMAR DA PAIXÃO
DANIELA ROCHA
Alagoinhas - BA
2013
CRISTINEIDE MENDES
SARA VILLA FLOR
JOSÉ NILTON DOS SANTOS
DAGMAR DA PAIXÃO
DANIELA ROCHA
SISTEMA LOGÍSTICO DA NATURA COSMÉTICOS S.A.
Trabalho apresentado à Faculdade Santo Antonio, como requisito para obtenção de nota parcial da I unidade da disciplina Logística empresarial e Administração de Materiais, ministrado pelo Prof.º Leandro Farias.
Alagoinhas - BA
2013
Introdução
A paixão do povo brasileiro pelos cosméticos é inegável. A Natura surge tendo como foco a qualidade dos seus produtos, e também a força do conceito de ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e a serem mais felizes. É movida pela paixão do produto cosmético como importante veículo de autoconhecimento e percepção e seu poder de transformação na vida das pessoas.
A Natura é a maior companhia de cosméticos de capital brasileiro. As vendas diretas representam o principal canal de distribuição dos produtos Natura, composta por uma rede de 355.000 revendedoras autônomas no Brasil sem relação empregatícia com a empresa, atingindo mais de 5.000 municípios.
A empresa está presente na Argentina, Peru e Chile, alcançando a marca de aproximadamente 26.000 revendedores no exterior. Na Bolívia, a empresa vende seus produtos através de um distribuidor independente.
Histórico
A empresa foi criada em 1969, quando Antonio Luiz da Cunha Seabra, abriu uma loja e um laboratório em São Paulo dispondo somente de 7 funcionários. No ano de 1974 foi feita a escolha pelo modelo de vendas diretas, obtendo grande êxito. Em 1989, as quatro empresas que compunham o sistema Natura, originárias de parcerias com outros empreendedores, foram incorporadas à Natura Cosméticos. Em 1983, tornou-se uma das primeiras fábricas de bens de consumo contínuo a comercializar produtos com recargas ou refil.
Em 1999, comprou o fabricante de produtos fitoterápicos Flora Medicinal para aquisição de tecnologia na produção de produtos à base de plantas, seguindo sua estratégia de desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade brasileira. A aquisição também visava o ganho de conhecimento dos canais de venda de varejo – considerável potencial de distribuição de cosméticos a médio e longo prazo.
Com a expansão em ascensão, o mercado exterior foi alcançado não somente na América como também na Europa.
Em 2001, inaugurou o complexo industrial de Cajamar no estado de São Paulo para pesquisa, desenvolvimento, treinamento e logística de suas operações proporcionando qualidade e eficiência na produtividade.
Desde sua origem, a Natura sempre se inspirou em duas paixões fundamentais: a cosmética, como veículo de autoconhecimento e de transformação na vida das pessoas, e as relações humanas, como grande expressão da vida.
Valores
A Natura tem como razão de ser a promoção do Bem Estar Bem, que é a relação harmoniosa do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com o mundo do qual fazemos parte.
Sua visão de mundo define-se por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, pois será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.
A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só. Tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações.
Responsabilidade Social
A Natura assume que uma empresa ambientalmente responsável deve gerenciar suas atividades de maneira a identificar os impactos sobre o meio ambiente, buscando minimizar aqueles que são negativos e amplificar os positivos.
Têm a preocupação com a sustentabilidade gravada em seu DNA desde o nascimento. Num tempo onde conceitos como “responsabilidade social” e “sustentabilidade” nem sequer haviam sido definidos formalmente.
Dentre as suas atividades sustentáveis temos:
• Recolhimento de embalagens;
• Abolição de testes em animais;
• Projeto de redução de gases: Carbono Neutro. (Troca de micro-ônibus a diesel por carros movidos a gás natural, substituição do álcool, por álcool orgânico);
• Utilização de material reciclado nos frascos.
A empresa busca disseminar a cultura da responsabilidade ambiental, individual e coletiva, entre colaboradores, equipes de vendas, fornecedores, prestadores de serviços e consumidores. Capacita colaboradores para a prática da sustentabilidade nas atividades profissionais e estende esse compromisso às parcerias com fornecedores, inclusive por meio de cláusulas contratuais.
O investimento em pesquisas de novos conhecimentos e tecnologias para viabilizar o seu negócio e a sustentabilidade em suas ações, permitiu o lançamento em 2006 do Programa Natura Campus que é a materialização das Redes de Inovação da Natura com a comunidade científica buscando confirmar o aprendizado e a construção do relacionamento valoroso entre uma empresa e as instituições de ciência e tecnologia onde ambas têm em comum
...