SOCIOLOGIA
Exames: SOCIOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DEENI • 11/3/2015 • 3.179 Palavras (13 Páginas) • 225 Visualizações
SOCIOLOGIA – 60h
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Sintetize as principais características das ciências naturais e das ciências humanas, de acordo com o texto estudado.
R: As ciências humanas são disciplinas que tem como objeto de pesquisa os aspectos do homem como indivíduo vivendo em sociedade, dentre as quais se destacam as ciências sociais (sociologia, antropologia e ciências políticas), história, geografia, lingüística, economia, direito e outras como as artes e teologia, por exemplo. Por sua vez as ciências naturais têm como alvo o estudo dos fenômenos físicos e não humanos relacionados com a natureza. São exemplos de ciências naturais as disciplinas: biologia, astronomia, zoologia e geografia.
2. A sociologia surgiu em um contexto de profundas transformações socioeconômicas e políticas da sociedade moderna, provocadas principalmente pela ocorrência das chamadas revoluções burguesas. Fale sobre essas duas revoluções.
R: A Revolução Industrial foi introduzida um conjunto de inovações de caráter técnico, especialmente a utilização de novas formas de maquinaria acionada por essa nova fonte de energia. A mudança principal que a Revolução Industrial proporcionou foi a transparência de grande parte das forças de trabalho do campo para as regiões urbanas, quase que totalmente de limitados para a produção racionalizada de matérias primas, em especial a lã e o algodão. A Revolução Francesa propiciou uma radical transformação no pensamento político da época, foi completamente transformada por um movimento direcionado por idéias baseadas em desejos contidos a séculos: liberdade e igualdade universais. Com a Revolução Francesa, os ideais liberais passaram a ser exercitados, com destaque para os direitos liberais, ou seja, o direito jurídico, direito à propriedade e o direito econômico, foi implementada as idéias de separação em três grandes poderes, o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário.
3. Explique com suas palavras a Lei dos Três Estados, desenvolvida por Auguste Comte.
R: A Lei dos Três Estados e de defesa das idéias de superioridade dos povos “civilizados”. Para o pensador, o espírito humano passa por três estados, que caracterizam período da história humana: a) o estado teológico, que procura explicar os fatos a partir dos fenômenos da natureza, por meio da vontade de Deus; b) o estado metafísico, período intermediário e provisório, em que o desconhecimento dos fatos e a descrença num Deus todo poderoso procura explicação, como no misticismo ou nos espíritos e o c) o estado racional ou positivo, em que as explicações são substituídas pela busca de respostas embasadas na racionalidade e na ciência. Essa teoria é utilizada por Comte para justificar o caráter exploratório das missões, ditas civilizadas, em operações de colonização na Ásia e na África, uma vez que, para ele, a função da nova ciência humana é acelerar o processo de desenvolvimento das sociedades, próximo ao estágio da sociedade industrial européia.
4. Por que Auguste Comte é considerado o pai do positivismo?
R: Porque defende a idéia de superioridade dos povos civilizados ou sociedades industriais desenvolvidas, que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com os mesmos critérios das ciências exatas e biológicas.
5. Defina o que são fatos sociais, na concepção de Émile Durkheim e por que este autor entende que a sociedade precede o indivíduo.
R: Tem características próprias, que os distinguem dos que são estudados pelas outras ciências, são exteriores e forte sobre os homens. Para Durkeim, a Sociologia é o estudo dos fatos sociais e o indivíduo é que precisa se adaptar a sociedade em que vive.
6. Cite as três principais obras de Émile Durkheim. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?
R: As Regras do Método Sociológico, Durkeim mostra que os padrões sociais, que ele chama de fatos sociais, se impõem aos indivíduos, como algo já existente. Dessa forma, define fatos sociais como maneiras de agir, de pensar e de sentir, exteriores ao indivíduo. Solidariedade Mecânica, em que as pessoas tem ocupações semelhantes e são unidas pelas crenças e experiências comuns, na obra Divisão do Trabalho Social, publicada em 1893, Durkhem analisa as mudanças sociais decorrentes da Revolução Industrial, em que o trabalho artesanal nos moldes feudais é substituído pelo trabalho dividido e solidário. Solidariedade Orgânica, não mais baseada nas semelhanças dos indivíduos e grupos, mas nas suas diferenças, pois a interdependência de uns em relação aos outros aumenta com o incremento das forças produtivas.
7. Max Weber também entendia que a sociedade precede o indivíduo? Explique. E qual seu entendimento em relação à ação e à relação social, explicada por Weber?
R: Tanto para Durkeim como para Weber o homem precisa viver em sociedade para se socializar, porém o primeiro entende que o homem se socializa com a imposição dos padrões sociais pela sociedade, enquanto Weber defende que o homem se socializa pela prática das interações sociais com outras pessoas, também agindo como ator social e moldando esses padrões da sociedade. Weber procurou definições e tipologias de poder e dominação.
8. Cite as três principais obras de Max Weber. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?
R: A Política como vocação, Weber demonstra outras habilidades de correntes de seu amplo conhecimento. Max Weber define o Estado como uma organização institucional de caráter político, em que a usa administração tem como função, se utilizando
...