SUSTENTABILIDADE
Artigos Científicos: SUSTENTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SAMUEL_NY • 1/3/2015 • 4.236 Palavras (17 Páginas) • 173 Visualizações
1 - Conceito de Sustentabilidade
Trata-se de um conceito, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sócias, culturais e ambientais da sociedade humana.
Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido.
Propõe-se a ser um meio de configuração a civilização e atividade humana, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma para atingir a eficiência indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o mundo inteiro.
Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista quatro requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser: Ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.
Um exemplo real de comunidades humanas que utilizam e praticam a sustentabilidade com todos os níveis, como tijolos-ecológicos, construções com cob fardos de palha e barro, taipa de pilão, pau-a-pique, e vários outros materiais são opções utilizadas em Ecovilas.
1.1 - Sustentabilidade
A ameaça à sobrevivência humana no futuro em face do crescimento demográfico no planeta com a degradação dos recursos naturais, a extinção das espécies da fauna e flora o desperdiço, o esbanjamento dos recursos naturais e a pobreza persistente de grande parte da humanidade, a opressão, a injustiça e a violência de que padecem ainda milhões de pessoas, exigem ações corretivas de grande importância.
Segundo o autor (Sustentabilidade Ambiental, Social, e Econômica nas Empresas. Como entender, medir e relatar. De Sergio Pinto Amaral 2ª edição: maio de 2005 ed. Tocalino LTDA p. 16): O “Relatório Brundtland” (1987),
Dentro desse processo, ao longo dos últimos 50 anos, pode-se afirmar que os recursos naturais são tratados principalmente como insumo para o processo produtivo, especialmente no processo produtivo industrial. Fica evidente que este modelo, da maneira como foi idealizado e implementado não se mostra sustentável ao longo tempo. Existe cada vez mais a consciência que os recursos naturais são esgotáveis e, portanto finitos, se mal utilizados.
Neste sentido o conceito de desenvolvimento sustentável apresenta pontos básicos que devem considerar, de maneira harmônica, o crescimento econômico, uma maior percepção com impactos sócios decorrentes e o equilíbrio ecológico na utilização dos recursos naturais.
Assume-se então que as reservas naturais são finitas, e que as soluções devem ocorrer através de tecnologias mais adequadas ao meio ambiente. Devem-se atender as necessidades básicas usando o principio da reciclagem. A forma de viabilizar com equilíbrio todas essas características é o grande desafio a enfrentar nestes tempos.
Essa conscientização conduzirá ao desenvolvimento sustentável, definida no Relatório Brundtland (Nosso Futuro Comum), elaborada pela comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento (1988), como aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades.
Algumas pessoas hoje se referem ao termo “desenvolvimento sustentável” como um termo amplo, pois implica desenvolvimento continuado e insistem que ele deve ser reservado somente para as atividades de desenvolvimento. “Sustentabilidade” então é hoje em dia usado como um termo amplo para todas as atividades humanas.
Inclui, por exemplo, impacto dos processos, produtos, serviços no ar, água, solo, biodiversidade e saúde humana.
1.1.1 - Sustentabilidade Econômica
Na Economia, crescimento sustentável deve ser alcançar através de gerenciamento, e alocações mais eficientes dos recursos e de um fluxo constante de investimentos públicos e privados.
Inclui, por exemplo, os gastos e benefícios, produtividade no trabalho, criação de emprego, despesas e, serviços externos, despesas em investigação e desenvolvimento, investimentos em educação e outras formas de capital humano;
Com relação ao atual modelo econômico, aponta a necessidade de adotar novos valores que não estejam voltados exclusivamente para o lucro, mas que incorporem a dignidade humana e a sustentabilidade.
1.1.2 - Sustentabilidade Social
Entende como a criação de um processo de desenvolvimento sustentado por uma civilização com maior equidade na distribuição de renda e de bens, de modo a reduzir o abismo entre os padrões de vida dos ricos e dos pobres.
Inclui, por exemplo, o tratamento que se dá aos grupos minoritários e as mulheres, o trabalho feito em favor dos menores, a saúde e segurança ocupacionais, estabilidade do empregado, direito trabalhista, direitos humanos, salários e condições de trabalho nas relações externas.
1.1.3 - Sustentabilidade Ecológica
A sustentabilidade ecológica pode ser alcançada através do aumento da capacidade de utilização dos recursos, limitação do consumo de combustíveis fósseis e de outros recursos e produtos que são facilmente esgotável redução da geração de resíduos e de poluição, através da conservação de energia, de recursos e da reciclagem.
1.1.4 - Sustentabilidade Espacial
A sustentabilidade espacial que deve ser dirigida para a obtenção de uma configuração rural-urbana mais equilibrada e uma melhor distribuição territorial dos assentamentos humanos e das atividades econômicas.
1.1.5 - Sustentabilidade Cultural
A sustentabilidade cultural incluindo a procura por raízes endógenas de processos de modernização e de sistemas agrícolas integrados, que facilitem a geração de soluções específicas para o local, o ecossistema, a cultura e a área.
2 - Gestão Ambiental
Gestão ambiental é um sistema de administração empresarial que da ênfase na sustentabilidade. Desta forma diversas organizações empresariais estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho mais satisfatório em relação ao meio ambiente.
...