SUSTENTABILIDADE DO TRATAMENTO PSICANÁTICO
Resenha: SUSTENTABILIDADE DO TRATAMENTO PSICANÁTICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suzzanna • 16/7/2014 • Resenha • 266 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
A RESISTÊNCIA DO TRATAMENTO PSICANALÍTICO
Freud aborda de diferentes maneiras em sua obra a questão da resistência ao trabalho do analista, ao restabelecimento do sujeito e ao tratamento em si. Nesse trabalho pretendo transmitir o que Freud escreveu a respeito da relação da resistência com a transferência e com a compulsão à repetição e quais recursos do aparelho psíquico são utilizados na transferência.
Em A Dinâmica da Transferência, Freud aponta dois pontos de interesse específico para os psicanalistas em relação ao comportamento da transferência. O primeiro é a respeito da intensidade da transferência nos indivíduos neuróticos em análise. O segundo ele considera um enigma: “a razão por que, na análise, a transferência surge como a resistência mais poderosa ao tratamento”.
Ele nos dá o seguinte exemplo: “se as associações de um paciente faltam, a interrupção pode invariavelmente ser removida pela garantia de que ele está sendo dominado, momentaneamente, por uma associação relacionada com o próprio médico ou com algo a este vinculado. Assim que esta explicação é fornecida, a interrupção é removida ou a situação se altera, de uma em que as associações faltam para outra em que elas estão sendo retidas”.
A resistência pode ocorrer quando o tratamento visa promover que o sujeito desloque partes da libido que estão inconscientes, e longe da realidade, para a consciência, tornando-as úteis para a realidade. “No ponto em que as investigações da análise deparam com a libido retirada em seu esconderijo, está fadado a irromper um combate; todas as forças que fizeram a libido regredir erguer-se-ão como resistências ao trabalho da análise, a fim de conservar o novo estado das coisas”.
...