SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Trabalho Escolar: SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LailaGalvao • 12/6/2014 • 952 Palavras (4 Páginas) • 265 Visualizações
O termo sustentabilidade tem causado grande impacto junto às empresas, pois cada vez mais elas estão preocupadas em empreender de maneira sustentável. A contabilidade possui diversas áreas de conhecimento e todas são de extrema importância, como futuros profissionais precisaram estar cientes da importância dos mais diversos assuntos para garantir o sucesso das empresas, nesse sentido, o empreendedorismo sustentável é um grande aliado das empresas, pois além de colaborar para os seus investimentos ele ainda passa ao publico a ideia de que a empresa preocupa-se com o meio ambiente, com as questões sociais, cidadania, etc. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da Sustentabilidade para as empresas, bem como destacar as empresas que já assumiram este compromisso e o que elas tem feito a respeito deste tema.
1. ISE-BOVESPA
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. Na administração, as práticas de sustentabilidade são muito comuns hoje em dia, com o considerável aumento da parcela da população que se preocupa com o meio ambiente. O aumento dessa preocupação traz à torna um novo grupo de consumidores em potencial, e é este grupo que as empresas visam atingir. O marketing verde tornou possível a expansão de uma nova ideologia voltada para a preservação do planeta e isso, por sua vez tornou-se uma importante arma publicitária. Tendo em vista estes conceitos, surgiu uma preocupação no Brasil em criar um órgão que apoie essas questões e ainda garanta benefícios aos seus agregados, surgiu então o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).
Ação precursora na América Latina, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) procura criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). (BOVESPA 2013).
O ISE é um instrumento que permite análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob a ótica da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Possibilita também a ampliação do entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas. No Brasil essa tendência já teve início, e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBIMA, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial (“benchmark”) para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Nesse sentido, essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido pela BM&FBOVESPA, que é o órgão máximo de governança do ISE e tem como missão garantir um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com o PNUMA, IBRACON e GIFE em sua composição. A Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice. ( BOVESPA 2013).
As empresas que desejam participar desse índice devem inscrever-se por meio eletrônico para responderem ao questionário eletrônico que serve de base para avaliação das empresas, porém apenas as duzentas empresas mais líquidas da
...