Scdvd
Trabalho Universitário: Scdvd. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernando2424 • 28/3/2015 • 484 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
1) Faixa etária e público-alvo: Alunos de 7 e 8 anos de idade de uma escola pública.
2) Duração da aula: 50 minutos.
3) Objetivo da aula: Trabalhar a consciência corporal dos alunos, a utilização dos espaços e a lateralidade.
4) Materiais utilizados: Vendas de pano, giz escolar, um arco para cada duas crianças, cones, colchonetes.
5) Conteúdo: A consciência corporal pode ser entendida como tomar consciência do funcionamento do corpo e isso significa conhecer-se, ter capacidade de reconhecer os sinais internos e externos que o corpo envia a cada segundo, ter dimensão de cada segmento do corpo no espaço, de cada movimento, de cada gesto.
Organização espaço-temporal é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro. É ter noção de: longe e perto, alto e baixo, longo e curto.
Lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra.
6) Considerações finais: A primeira atividade, onde será trabalhada a lateralidade e a noção de “direita e esquerda”, será uma prévia para a segunda atividade, onde essas noções serão necessárias para que os alunos se desloquem pela quadra, pois serão auxiliados através desses comandos pelos colegas e o professor poderá avaliar se seu objetivo foi alcançado.
7) Aquecimento: O grupo de alunos, de olhos vendados, começa andando lentamente pela quadra, com o objetivo de explorar o espaço. Os alunos deveram andar na ponta
dos pés, nos calcanhares, com a parte lateral e medial dos pés, percebendo a sensação dos pés com o solo.
8) Parte principal: Na quadra, ou até mesmo no pátio da escola, com um giz desenhe a mão de algumas crianças pelo chão, fazendo com elas um caminho, como se as mãos fossem pegadas pelo caminho, trace uma flecha indicando a próxima mão, e use a criatividade, cruzando mão esquerda com mão direita, hora indo para frente, hora retrocedendo pelo caminho. A tarefa das crianças é no engatinhar, percorrer o caminho colocando as mãos em cima das mãos desenhadas no chão, assim elas trabalharam a lateralidade, e o lado esquerdo e direito.
9) Parte final:
Formando pares com os alunos, onde um aluno está vendado e se coloca dentro do arco, este será o “cavalinho” e o outro será o seu guia, que ficará atrás conduzindo com palavras. Os cavalinhos devem se deslocar por toda quadra, evitando o choque entre os cavalos. Logo após montar um circuito com cones simulando um trajeto, com os colchonetes pode ser feito um lago, onde os cavalos devem desviar-se, até que completem o trajeto. Logo após quem conduziu será o cavalo, e quem foi o cavalo, irá conduzir.
...