Secretariado No Mundo Globalizado
Trabalho Universitário: Secretariado No Mundo Globalizado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciamsm • 15/4/2014 • 6.336 Palavras (26 Páginas) • 1.392 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. CAPÍTULO 1. GLOBALIZAÇÃO 5
1.1. Histórico da Globalização: 5
1.2. Conceitos 7
1.3. Origem da Globalização 8
1.4. Blocos Econômicos 9
2. CAPÍTULO 2 – INFLUÊNCIAS DA GLOBALIZAÇÃO 11
2.1. Influências positivas e negativas 11
3. CAPÍTULO 3 – GLOBALIZAÇÃO EXIGE NOVO PERFIL PROFISSIONAL 13
3.1. Atualidade 13
3.2. Como sobreviver neste mundo Globalizado? 20
3.3. A secretária hoje – Como é o Profissional Ideal? 22
CONSIDERAÇÕES FINAIS 26
BIBLIOGRAFIA / WEBGRAFIA 30
ANEXO 1 32
ANEXO 2 36
INTRODUÇÃO
Este trabalho é uma conclusão da pesquisa realizada junto ao curso Técnico em Secretariado do Instituto Monitor, bem como em sites da Internet, livros e revistas. O assunto principal é Globalização e suas influências no desenvolvimento do Secretariado.
Com a Globalização, a carreira da secretária passa a ter uma nova designação, a Assessora e/ou Assistente Executiva.
A Secretária globalizada deve ter uma visão global da empresa, dos negócios e ainda ter conhecimentos em marketing, administração, dois ou mais idiomas, entre outros para melhor assessorar o(s) executivo(s) da empresa pública e/ou privada e tornar-se uma profissional indispensável e valorizada dentro da empresa.
Atualmente para se viver nesse mundo globalizado, é necessário um permanente aperfeiçoamento profissional para qualquer que seja a profissão.
A Globalização é processo complexo e amplo que merece ser compreendido, pois desde o inicio da globalização o mercado impôs algumas mudanças em diversas profissões, uma delas é a profissão de Secretariado que sofreu inúmeras influências por parte da Globalização, conforme serão apresentadas.
Na era da globalização, iremos demonstrar o perfil de um (a) Secretário(a) atual, incluindo conhecimentos e aspectos emocionais para permitir melhor colocação no mercado competitivo e globalizado.
1. CAPÍTULO 1. GLOBALIZAÇÃO
1.1. Histórico da Globalização:
Globalização é o termo utilizado para o processo de transformações econômicas e políticas que vêm acontecendo nas últimas décadas. Uma das principais características é a integração dos mercados mundiais com a exploração de grandes empresas multinacionais. A grande explosão tecnológica com o uso cada vez maior de aparelhos eletrônicos, da internet e dos canais de televisão à cabo, fazendo com que diversos países interagem na economia, política e na cultura.
Alguns fatos históricos marcantes ocorridos no final da década de 1980 e o início da década de 1990 foram decisivos para um processo de rápidas mudanças políticas e econômicas no Mundo, conforme abaixo:
• A queda do Muro de Berlim em 1989;
• O fim da Guerra Fria;
• A desintegração da União Soviética, em dezembro de 1991, e seu desdobramento em novos Estados Soberanos (Ucrânia, Rússia, Lituânia, etc.).
• A exploração étnica das nacionalidades em vários lugares, acompanhada da guerra civil: antiga Iugoslávia, Geórgia, Chechenia, etc.
• O acordo de paz entre Israel e Jordânia.
• O fim do socialismo real.
• A formação dos blocos econômicos regionais (União Européia, Nafta, Mercosul, etc).
• O grande crescimento econômico de alguns países asiáticos (Japão, Taiwan, China, Hong-Kong, Cingapura), fazendo crer que constituirão a região mais rica do Século XXI.
• O grande desenvolvimento científico e tecnológico – Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica.
Até praticamente 1989, ano da queda do Muro de Berlim, o mundo vivia no clima da Guerra Fria. De um lado, havia o bloco de países capitalistas, comandados pelo Estados Unidos, de outro, o de países socialistas, liderado pela ex-União Soviética, configurando uma ordem mundial bipolar.
As reformas iniciadas por Gorbatchev, na ex-União Soviética, em 1985, através da Perestroika e da Glasnost, foram pouco a pouco minando o socialismo real e, conseqüentemente, essa ordem mundial bipolar. A queda do Muro de Berlim, com a reunificação da Alemanha, e muitos outros acontecimentos do Leste Europeu alterou profundamente o sistema de forças até então existente no mundo.
De um sistema de polaridades definidas passou-se, então, para um sistema de polaridades indefinidas ou para a multipolarização econômica do mundo. O confronto ideológico (capitalismo versus socialismo real) passou-se para a disputa econômica entre países e blocos de países.
O beneficiário dessa mudança, historicamente rápida, que deixou muitas pessoas assustadas, foi o sistema capitalista, que pôde expandir-se praticamente hegemônico na organização da vida social em todas as suas esferas (política, econômica e cultural). Assim, o capitalismo mundializou-se, globalizou-se e universalizou-se, invadiu os espaços geográficos que estavam sob o regime de economia centralmente planificada ou nos quais ainda se pensava poder viver a experiência socialista.
A Globalização não é um acontecimento recente. Ela se iniciou já nos séculos XV e XVI, com a expansão marítimo-comercial européia, conseqüentemente a do próprio capitalismo e continuou nos séculos seguintes. O que diferencia aquela Globalização ou mundialização da atual são a velocidade e abrangência de seu processo, muito maior hoje. Mas o que chama a atenção na atual é, sobretudo o fato de generalizar-se em vista da falência do socialismo real. De repente, o mundo tornou-se capitalista e globalizado.
1.2. Conceitos
Tendo
...