TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Instrução

Por:   •  19/8/2024  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho: Segunda Instrução

Compreendi que os maçons são reconhecidos por indícios, que são praticados nos templos, se reconhecendo pelo S.˙., pela P.˙. e pelo T.˙.. Estes sinais são transmitidos no templo, sendo que o S.˙. é dado pelo 1º Vig.˙., a P.˙. pelo 2º Vig.˙., posteriormente é recebido a P.˙. S.˙. pelo 2º Vig.˙., ao final se transmite o T.˙. ao Ir.˙. Exp.˙., para que este transmita ao 1º Vig.˙..

Todo Maçom é obrigado a se fazer presente em Loja, munido de seu avental, porque este lembra que o homem nasceu para o trabalho, para a descoberta da verdade e para o aperfeiçoamento da Humanidade, trabalhando em Loja, a qual é construída na figura de um quadrilongo estendendo-se do Or.˙. ao Oc.˙., tendo sua largura do Norte ao Sul, sua altura da Terra ao Céu, e por profundidade da superfície ao centro da Terra.

Há três apoios que sustentam uma Loja Maçônica, também chamados de três fortes pilares, que são: Sabedoria, Força e Beleza, que são representadas por Luzes, sendo colocada uma no Or.˙., outra no Oc.˙. e a terceira ao Sul.

        

Toda Loja Maçônica é construída do Or.˙. para o Oc.˙., visto que o Or.˙., indica onde provém a Luz, a qual se dirige ao Oc.˙., o Oc.˙., representa o mundo visível que nossos sentidos alcançam, de modo geral o que é material, já o Or.˙., simboliza o mundo invisível, tudo que é abstrato, ou seja, o mundo espiritual.

A P.˙. B.˙. representa em uma Loja Maçônica, um homem com suas asperezas de caráter, sua ignorância, paixões e vícios que o dominam, já a P.˙. P.˙., representa o homem instruído que, domina suas paixões, o qual abandona os preconceitos, libertando-se das asperezas da Pedra Bruta que o poliu.

O esquadro, o compasso, o nível e o prumo, são instrumentos imprescindíveis às construções sólidas e duráveis do maçom, recordam o papel de construtor social que compete a todos os maçons, e ao mesmo tempo traçam normas que devemos pautar nossas condutas, o esquadro, para a retidão, o compasso, para a justa medida, o nível e o prumo, para a igualdade e a justiça que devemos aos nossos semelhantes.

O maço e o cinzel representam a inteligência e a razão que tornam o homem capaz de discernir do Bem e do Mal, o Justo do Injusto, já a prancheta significa a memória da Loja, a faculdade preciosa de que somos dotados para fazer nossos julgamentos, conservando assim nossas percepções.

Bibliografia - Aprendiz Maçom Ritual do Simbolismo, Aprendiz de Maçom Pleno Simbólica do Primeiro Grau.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com