Sensor Termopar
Casos: Sensor Termopar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 6/4/2014 • 227 Palavras (1 Páginas) • 395 Visualizações
Introdução Teórica (Princípio de Funcionamento):
Descoberto por acaso em 1822 pelo físico Thomas Johann Seebeck, quando ele juntou dois metais que geraram uma tensão elétrica no momento em que foram submetidos a um gradiente de temperatura. É necessário usar um segundo material condutor que gera uma tensão diferente do primeiro material sob o mesmo gradiente de temperatura. Caso seja utilizado dois materiais iguais, a tensão que é gerada pelo segundo condutor cancela a tensão gerada pelo primeiro condutor. A diferença entre as tensões geradas por dois materiais diferentes pode ser medida e associada ao gradiente de temperatura correspondente.
O Termopar mede somente a diferença de temperatura, exigindo uma temperatura de referência conhecida para poder fornecer leituras absolutas.
A indução de tensão ou força eletromotriz (FEM) em um fio submetido a um gradiente de temperatura é conhecido como efeito de Seebeck. Já o coeficiente de Seebeck é a variação na FEM do material relacionada à variação de temperatura. Esta variação também é conhecida como sensibilidade termoelétrica. Normalmente este coeficiente de Seebeck é uma função não linear da temperatura.
Procedimento (Descrição do que foi feito na experiência):
1. Iniciamos fazendo a ligação dos cabos na fonte da bancada;
2. Verificamos se a tomada onde será realizado o experimento corresponde à mesma tensão da bancada;
3. Com a ajuda de um multímetro checamos a corrente que estava passando em nosso teste;
4. Com a ajuda de um termômetro checamos a temperatura ambiente;
...