TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Socia E Comtemporeneidade

Trabalho Escolar: Serviço Socia E Comtemporeneidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

Serviço Social Contemporâneo

Introdução:

A assistência social como profissão tem seu inicio marcado pelas primeiras formas de ajuda, estas primeiras relatadas nas obras de Tomas de Aquino e Vicente de Paula, que se acredita que sejam uns dos primeiros precursores da Assistência Social, embora se saiba que o Serviço Social é praticado desde a origem da história.

A assistência social é uma profissão cujo objetivo de intervenção é a expressão multifacetada da questão social e tem contribuições da sociologia, psicologia, ciência política, antropologia e ética. É uma profissão de caráter sociopolítico crítico e interventivo que se utiliza de instrumental cientifico multidisciplinar das ciências humanas e sócias para o analise e instrumental nas diversas refrações da questão social. O assistente social tem como objetivo a contribuição para a construção de uma ordem social, política e econômica.

O presente trabalho apresenta uma abordagem resumida do que seria o Serviço Social e quais foram às mudanças e dificuldades encontradas ao longo dos anos pelo profissional de Assistência Social, sendo embasado em pesquisas bibliográficas, em sites e pesquisa em campo. Foram entrevistados 8 profissionais de Serviço Social atuantes na área, em Boa Viagem- CE onde se perguntou sobre a pratica profissional do Assistente Social e também quais foram as mudanças que ocorreram enquanto trabalho profissional e como a sociedade recebe e idealiza o profissional de Serviço Social.

Contexto Histórico

Alguns autores colocam o Serviço Social vinculado principalmente à questão social qualificando-o como tradicional.

Segundo Lima (1986, p.56 apud MONTAÑO, 2009, p.23): caracteriza o Serviço Social “fundamentalmente pela caridade, beneficência e a filantropia como atitudes dominantes na Idade Média.”

A caridade vem de inspiração religiosa e a filantropia da ajuda humanitária não religiosa. Ao longo dos tempos o Serviço Social sofre várias alterações passando da Idade Média ao séc. XIX com várias características, definindo a profissão desde modelo assistencial até chegar ao eminentemente politico-ideológico e científico, onde a política começa a ser inserida na profissão, principalmente sobre a forma de políticas públicas já no sec. XX.

A profissão

O surgimento da profissão pôde ser percebido, mas como uma opção pessoal de pessoas singulares, como alguns autores, filantropos que queriam organizar e profissionalizar com o apoio da igreja e do estado tornando o Serviço Social que até então era assistemático, uma profissão sistematizada. Outra característica importante era a preocupação em relação aos hábitos de higiene e saúde, colocando esta profissão também para atuar no campo da saúde, a fim de facilitar um pouco mais o acesso das pessoas aos serviços e benefícios, tendo como foco principal hospitais e ambulatórios, cuidando de serviços básicos como higiene pré-natal, infantil, vacinas... Cuidando também da educação sanitária, concentrando suas ações no nível curativo e hospitalar excluindo qualquer possibilidade de trabalhar com atividades voltadas para a comunidade como a implementação de políticas sociais, atividades estas que eram feitas por visitadores, ficando o Serviço Social conhecido como Serviço Social médico.

Na década de 60 e 70 foi difundida uma perspectiva modernizadora que adequava a profissão em uma moldura teórica e metodológica operando no âmbito das políticas sociais, isso na teoria porque na prática não houve muitas mudanças.

Já na década de 80, considerada a de maior importância foi que ocorreu maiores mudanças onde a saúde junto com a Assistência Social e Previdência Social formam a Seguridade Social, integrando os serviços de saúde formando um sistema único. Foi também nesta década que aconteceu a Reforma Sanitária e a profissão como a ser debatida em congressos e encontros para que houvesse uma reformulação na sua prática profissional.

O Serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com