TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social- Leitura E Produção De Texto

Ensaios: Serviço Social- Leitura E Produção De Texto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  2.670 Palavras (11 Páginas)  •  1.092 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Polo Serra Talhada-PE

Serviço Social

Leitura e Produção de Texto

Nome do tutor presencial: Elizangela Vieira

Nome do tutor a distância: Luiz Roberto Wagner

Equipe:

Alexwelly Daisy Souza Silva RA: 427205

Fernanda Mirelly Leão de Almeida RA: 422049

Joana Bezerra de Melo RA: 416132

Jaidete Siqueira Estima RA: 421893

Maria de Fátima Guimarães Batista RA: 433240

Serra Talhada-PE

Existem diferentes concepções de leitura. Estas se baseiam na visão de sujeito (foco no autor), de língua (foco no texto), de texto e de sentido (foco na interação autor texto leitor).

No foco no autor, o autor é o sujeito que constrói uma representação mental e o interlocutor deve tão somente captar suas idéias, tal como ele as quis transmitir. Já o foco no texto, o texto é visto como um simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor. No foco na interação autor texto leitor, a leitura é uma atividade interativa, dialógica, onde a produção de sentidos se dá a partir do conhecimento dos elementos lingüísticos presentes no texto, das experiências e conhecimento do interlocutor.

Considerando o leitor como construtor de sentido, utilizam-se as seguintes estratégias de leitura: seleção, antecipação e hipótese, inferência e verificação. A seleção é feita de acordo com o interesse do leitor. A antecipação e hipótese são suposições feitas pelo leitor, a partir de algumas informações sobre o texto (autor, meio de veiculação do texto, gênero textual e principalmente o título), com base no seu próprio conhecimento. Tais hipóteses podem ser confirmadas, rejeitas ou reformuladas, à medida que o texto vai sendo lido. Inferência são deduções feitas durante a leitura. E a verificação é a constatação ou não das hipóteses levantadas. O leitor ativo age estrategicamente, processando, criticando e avaliando as informações que lhes são apresentadas para produzir sentido ao que ler.

A leitura e a produção de sentidos são atividades orientadas pelo conhecimento sócio cognitivo (conhecimento da língua e do mundo). Há pluralidade de leituras e sentidos, visto que os interlocutores possuem conhecimento diferente, existindo desta forma, necessariamente produção de leituras diferentes. Outro fator a ser considerado na produção de sentidos é intenção do autor e não somente do leitor, visto que o sentido está na interação autor texto leitor. O leitor deve, portanto, estar atento às sinalizações do texto, para não chegar a um sentido contrario, ou totalmente diferente do pretendido pelo o autor.

Gêneros Textuais ou Discursivos presentes na Revista ISTO É

De acordo com a pesquisa realizada, observamos a existência de vários tipos de gêneros textuais, dentre os quais destacamos a chamada, o editorial, o blog, o informativo jornalístico, a entrevista e a publicidade, como nosso objeto de estudo.

O gênero chamado nada mais é do que o resumo das noticias colocadas na primeira pagina; é uma espécie de guia para chamar a atenção e direcionar o leitor para aquilo que seja o seu interesse. O editorial é um texto que expressa a opinião oficial da revista sobre os acontecimentos de maior repercussão no momento; “Brasília de ponta-cabeça” foi o editorial analisado que revela claramente a posição critica da revista sobre a postura dos políticos em Brasília. Blog é outro gênero de caráter opinativo e consiste em:

“uma ferramenta do mundo virtual que permite aos usuários colocar conteúdo na rede e interagir com outros internautas. Há facilidade para edição, atualização e manutenção dos textos na rede. É uma ferramenta de auto-expressão. Esta permite a convivência de múltiplas simioses, textos escritos, imagens (foto, desenho, animações) e som”.

A maioria dos blogs possui um objetivo especifico, contudo alguns apresentam diversidade de assuntos; o blog escolhido para nosso estudo foi de Marcelo Tas, cujo tema é “Polemica e humor no twitter por um especialista no assunto”; é uma critica humorada

voltada principalmente para a postura antiética dos políticos e da má administração publica. Dois outros gêneros foram verificados em uma mesma matéria: noticia e entrevista; ambas são do gênero informativo jornalístico; este se preocupa principalmente em relatar os fatos; a

entrevista é baseada em perguntas e respostas que “permitem ao leitor conhecer opiniões e ideias das pessoas envolvidas no ocorrido ou em um determinado assunto” a matéria analisada foi “As confissões de Pagot”. Por ultimo, analisamos a publicidade: “Bradesco baixou mais uma vez os juros”, este gênero tem por finalidade a divulgação de um produto, um serviço, uma marca com fins comerciais, cuja função é fazer escoar o produto através do convencimento; esta publicidade promove o Bradesco com o objetivo de conquistar novos clientes.

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

A LEGITIMIDADE DO SISTEMA DE COTAS RACIAIS NAS UNIVERSIDADES PUBLICA

O sistema de cotas raciais tem provocado muitas discussões em todo o país, principalmente porque a maioria da população brasileira entende que esta medida fere o principio constitucional da igualdade. No entanto, este sistema foi estabelecido com base nos fundamentos político-social e jurídico.

O fundamento político-social consiste na triste realidade dos afro-descendentes brasileiros, que sendo aproximadamente 45% da população do nosso país, apenas 2% tem acesso a universidade, ficando a grande maioria em situação de vulnerabilidade, visto que o titulo universitário, é segundo as estatísticas, o passaporte para a ascensão social. Isso se dá devido aos longos anos de escravidão e abandono destes, após a abolição por parte das autoridades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com