Setor Supermercadista
Artigos Científicos: Setor Supermercadista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gisis • 20/11/2014 • 3.900 Palavras (16 Páginas) • 279 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 MERCADO 4
2.1 PERFIL 4
2.1.1 Comportamento do Consumidor 4
2.1.1.1 Preços e inflação 4
2.1.1.1.1 Concorrencias 4
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10
ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12
1 INTRODUÇÃO
Abordaremos a seguir os principais aspectos relacionados da empresa do ramo de gêneros alimentícios, Supermercado Lucas.
Estabelecendo conclusões a respeito dos processos de gestão empresarial presentes no ambiente avaliado, identificando os elementos que compõem a estrutura formal da empresa, assim como os principais aspectos relacionados ao mercado, ao qual a empresa Supermercado Lucas pertence.
2 MERCADO
A empresa Mercadinho Lucas localizada em Itu com 15 anos de historia, com 7 funcionários diretos e 2 indiretos trabalha no seguimento alimentícios, a empresa possui uma matriz em Itu e filiais em itu e São Paulo, a empresa que trabalha com as classes A, B e C , o faturamento mensal ultrapassa a 300 mil reais e a empresa se preocupa bastante com a qualidade de vida de seus funcionários para que seu produto seja cada dia melhor e mais aceito no mercado.
Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina (SOUZA, 2001, p. 39).
I. Mercado e os Produtos Comercializados.
A Mercearia Lucas razão social Rocha & Zirondi LTDA, nome fantasia Mercadinho Lucas, endereço Avenida Doninha N°781, cidade Itu-SP, diretor comercial: Lucas Reis, este tipo de comércio atende basicamente aos moradores da redondeza, além de eventuais transeuntes, que usam a mercearia para compras de emergência ou para repor itens que faltam na despensa, evitando filas em supermercados.
Vendem de tudo, desde cereais, carnes, produtos de limpeza, bebidas e sucos, utilidades domesticas e brinquedos:
- Número médio de itens oferecidos: 1.159
- Número médio de caixas registradoras: 02
- Participação de não-alimentos/m²: 0,2%
- Área de vendas: 250 m²
2.1 PERFIL
I. Clientes
Identificamos que a maioria dos clientes tem a faixa etária da renda esta entre 1.000,00 a 1.200,00 reais, observamos o sexo feminino entrando no mercado mais do que os homens. Entre essas pessoas poucos conclui-o o ensino médio e mais da metade são casadas e tem entre 1 a 2 filhos.
Perguntamos a frequência que vinham até o mercado, alguns disseram que de 15 em 15 dias só pra comprar mistura e algumas coisas básicas, outros disseram que freqüentavam praticamente toda semana.
Eles gastam em média durante a semana mais de uma hora fazendo as compras, mais no fim de semana quase duas horas escolhendo os produtos mais baratos, e mesmo assim pagam em media 130,00 reais a cada visita, a forma de pagamento varia mais da metade pagam com cartão de credito, outros pagam com dinheiro e poucos pagam com cheque e parcela as compras.
II. Pessoas Física da empresa
O perfil dos funcionários são bem parecidos com o dos clientes a faixa etária da renda que está entre 900,00 a 1.000,00 reais, com 7 funcionários trabalhando 3 homens e 4 mulheres, todos eles concluíram o ensino médio e são casados e tem em média entre 1 a 2 filhos.
Eles vão ao mercado quase todo fim de semana, gastam por volta de uma hora e meia fazendo compras, pagam em média o valor de 80,00 reais em cada compra e costumam pagar em cartão ou dinheiro e poucos parcelam a compra.
2.1.1 Comportamento do Consumidor
I. Preferências por Produto
Com a pesquisa que realizamos sobre a preferência entre produto ou marca específica, de dez pessoas entrevistadas só quatro não ligam pra marca e modelo, os outros clientes escolheram produtos de marcas famosas como refrigerante Coca-Cola, esponja de aço Bombril, detergente Limpol, sabão em pó Omo, biscoito Passa Tempo entre outros produtos.
II. Preferências por Preços
Na luta por preços mais baixos, muita gente acaba trocando o produto que mais gosta por outro de valor mais acessível, porém a qualidade desses produtos muitas vezes não agrada o consumidor. Perguntando aos clientes descobrimos dois tipos de preferência vamos analisar.
De dez pessoas entrevistadas quatro disseram que se o produto que eles gostam estiver mais caro eles trocam por outro mais em conta, já seis pessoas falaram que prefere pagar mais caro e continuar comprando os produtos de que gostam e se acaso não encontram o produto eles compram de uma marca inferior.
2.1.1.1 Preços
I. Revisão de Preços
Como aumentar os preços sem irritar os clientes? Essa foi a
pergunta que fizemos ao Gerente Lucas Reis, “simples assim some custo com o lucro desejado dará o preço cobrado por produtos e serviços”. Além de conhecimento da própria empresa, também o Gerente leva em conta o preço da concorrência antes de precificar seus produtos.
Para
...