Setro Supermercadista
Dissertações: Setro Supermercadista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guigoreis • 28/10/2014 • 1.280 Palavras (6 Páginas) • 287 Visualizações
1- Microeconomia e Macroeconomia
A microeconomia é a parte que se encarrega do comportamento de cada ator econômico de forma individual, como podem ser as famílias, as empresas ou os trabalhadores. Nela se analisa de forma exaustiva leis como a da oferta e demanda, entre os consumidores e os ofertantes, o nível de preços, ou a elasticidade de cada produto. Isto é, o como se chega a um acordo entre as necessidades dos consumidores e das empresas que oferecem os bens e serviços, bem como todas as variáveis "psicológicas" que podem afetar, como a qualidade do produto ou as diferentes necessidades de cada pessoa.
A macroeconomia é a parte da economia que se encarrega de estudar o funcionamento econômico em geral, bem como as políticas econômicas que são adotadas em larga escala, por exemplo, em um país. Isto é, engloba a sociedade em seu conjunto funcionando ao mesmo tempo, não de forma independente. Algumas das variáveis mais usadas são o Produto Interno Bruto, a taxa de desemprego, os níveis de impostos ou a taxa de juros, entre outros.
2- Estruturas de mercado
No setor supermercadista está incluso no mercado de bens e serviços, as formas de mercado que estão dentro destas características, são: Concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.
Tipos de Estrutura do Mercado :Concorrência Perfeita:Caracteriza-se pela existência de inúmeros compradores e vendedores, onde nenhuma empresa consegue ter influência sobre o preço de mercado. Os produtos elaborados são homogêneos, sendo substitutos perfeitos entre si, bem como existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores. Então o setor supermercadista no Rio Grande Sul cresce cada dia mais,porque são supermercados grandes com vários tipos produto para os consumidores.E grande hipermercados e famosos então localizado no Rio grande do Sul :EX; Carrefour,Extra,wall-mart e com isso desenvolver o sul do Brasil.
Vemos na pesquisa no PIB Estadual
O Rio Grande do Sul é atualmente a quarta economia do Brasil pelo tamanho do Produto Interno Bruto - PIB, chegando a R$ 296,3 bilhões. O Estado participa com 6,7% do PIB nacional, superado apenas pelos estados de São Paulo (33,1%), Rio de Janeiro (10,8%) e Minas Gerais (9,3%)². No que se refere ao PIB per capita, o Rio Grande do Sul também se mantém em uma posição privilegiada, com um valor de 27.514 reais1, o que o coloca bem acima da média nacional que é de 19.766 reais2.
A economia gaúcha possui uma associação com os mercados nacional e internacional superior a média brasileira. Desta forma, a participação da economia gaúcha tem oscilado conforme a evolução da economia nacional e também de acordo com a dinâmica das exportações.
Monopólio: Caso extremo de estrutura básica clássica.Situação nos setor supermercadista no Rio Grande do Sul não existe concorrência na oferta. O setor é constituído de uma única firma, porque existe um único produtor que realiza toda a produção, ou seja, situação em que uma empresa domina sozinha a produção ou o comercio de uma matéria-prima, produto ou serviço que, por isso, pode estabelecer o preço à vontade. Nessa estrutura de mercado existe concorrência entre os consumidores. A firma produz um produto para o qual não existe substituto próximo. Há presença de barreiras à entrada de novas firmas, ou seja, é necessário manter os concorrentes em potencial afastados.
Concorrência monopolista ou imperfeita: também chamada de competição monopolista: Embora apresente, como na concorrência perfeita, uma estrutura de mercado em que existe um número elevado de empresas, a concorrência imperfeita leva os pequenos mercados à caracteriza-se pelo fato de que as empresas produzem produtos diferenciados, embora substitutos próximos. Por exemplo, diferentes marcas de sabonete, refrigerante, sabão em pó, etc...
2 Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial
a) Medidas Descritivas
I. Medidas de Tendência Central.
As medidas de tendência central são utilizadas para caracterizar um conjunto de valores, representando-o adequadamente.A denominação “medida de tendência central”, que você viu no título dessa postagem, se deve ao fato de que, por ser uma medida que caracteriza um conjunto, tenderá a estar no meio dos valores. Além da média aritmética, iremos aprender, nessa publicação, também sobre a mediana e a moda.
EX: de Mediana
Dada a seqüência 1, 2, 3, 4, 5,6 como determinar a sua média aritmética? A média aritmética é obtida somando-se todos os números dessa seqüência e dividindo pela quantidade de números que a seqüência possui, que são 6 números, ou seja:
M.a=1+2+3+4+5+6=
6
M.a=21=
6
M.a= 3,5
II. Medidas de Dispersão.
Medidas de tendência central fornecem um resumo parcial das informações de um conjunto de dados. A necessidade de uma medida de variação é aparente, para que nos permita, por exemplo, comparar conjuntos diferentes de valores.
...