Sigmund Freud
Pesquisas Acadêmicas: Sigmund Freud. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: barbara2014 • 20/10/2013 • 442 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
Sigmund Freud
Sigmund Freud nasceu em 1856 em Freiburg Sigmund Freud é filho de Jacob Freud e de sua terceira mulher Amalie Nathanson (1835-1930). Jacob era um judeu proveniente da Galícia e comerciante de lã, Freud e sua família mudam se para Viena em 1860, lá Freud vai passar a maior parte de sua vida e somente aos 82 anos muda se para Londres ano em que falece. Freud iniciou os estudos na universidade aos dezessete anos, Freud se formou em medicina mais precisamente em neurologia, porém escritas nos mostram que ele não era muito interassado nos estudos da medicina, pois sim, se dedicava a pesquisa científica, inicialmente dos órgãos sexuais de enguias, Freud termina o estudo, mas sem algo especial. Em 1877 Freud, vai ao laboratório de Ernst Brücke no qual entra em contato com a linha fisicalista.
Freud criou o termo "psicanálise" para designar um método para investigar os processos inconscientes e de outro modo inacessíveis do psiquismo. Sigmund Freud contribuiu com a ciência do século XIX, com a psicanálise. Ou seja, área de conhecimento que abrangia o estudo do inconsciente humano, a fim de entender as doenças mentais e futuramente até o próprio homem. Nessa perspectiva, a contribuição de Freud foi de fundamental importância para o campo científico, haja vista que, agora a mente humana se tornou alvo de estudos e principalmente, graças às conclusões freudianas, o entendimento do funcionamento biológico dos seres humanos ficou mais completo, devido a não separação entre o corpo e a mente.
Freud não escreveu muito sobre a influência da psicanálise na educação e até chegou a afirmar que educar é uma tarefa impossível devido à subjetividade inconsciente de cada pessoa. Para Freud as crianças devem receber uma educação sexual desde o momento em que elas demonstrarem algum interesse, porém, muitos pais e educadores são contra. Mais vale ressalta que qualquer explicação que os educadores derem a estas crianças, não ira adiantar se eles não se lembrarem de sua infância, pois assim, a criança ali presente não vai se satisfizer com tais explicações. De modo que o inconsciente da própria criança ira gerar as suas próprias explicações sobre a sexualidade, olhando assim, o professor deve negar todo o seu papel repressor e aceitar que cada aluno construa seu próprio conhecimento de forma singular, aprendendo somente o que faz sentido juntamente com suas necessidades psicológicas.
Portanto, o papel de um professor orientado psicanaliticamente é orientar os seus alunos a se ocuparem em atividades intelectuais, estimulando assim, o próprio processo de sublimação, e o educando deve entender que os resultados em uma sala de aulas nunca serão uniformizados.
Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sigmund_Freud
http://www.webartigos.com/artigos/contribuicao-da-psicanalise-freudiana-na-educacao/20341/
Psicologias Anna Mercês Bahia Bock Odair Furtado Maria de Lourdes Trassi Texeira
...