Sistema De Gestão Ambiental E Certificação
Resenha: Sistema De Gestão Ambiental E Certificação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: munizedinei • 6/4/2014 • Resenha • 1.382 Palavras (6 Páginas) • 262 Visualizações
Sistemas de Gestão Ambiental e Certificação
Trabalho de Pesquisa sobre questionário abaixo
1) Quais são as características da Mata Atlântica? E em quais regiões do país são mais encontradas nos dias de hoje?
As principais características da Mata Atlântica são:
Presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa, rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais, as árvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade, fauna rica com presença de diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis, na região da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlântica uma constante neblina.
Flora - Exemplos de vegetação da Mata Atlântica
- Palmeiras
- Bromélias, begônias, orquídeas, cipós e briófitas
- Pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa, cedro
- Tapiriria
- Andira
- Ananas
- Figueiras
Fauna - Exemplos de espécies animais da Mata Atlântica:
- Mico-leão-dourado (risco de extinção)
- Bugio (risco de extinção)
- Tamanduá bandeira (risco de extinção)
- Tatu-canastra (risco de extinção)
- Arara-azul-pequena (risco de extinção)
- Muriqui
- Anta
- Onça Pintada (risco de extinção)
- Jaguatirica
- Capivara
Regiões do País que são mais encontradas:
A Mata Atlântica é um bioma de floresta tropical que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil.
2) Quais são as características da Floresta Amazônica? Cite três polêmicas noticiadas na mídia impressa e falada nos últimos anos sobre esta floresta.
Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador,Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".
Conhecendo a floresta
É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento.
Como as árvores crescem muito juntas uma das outras, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver. O mesmo vale para os animais. A grande maioria das espécies desta floresta vive nas árvores e são de pequeno e médio porte. Podemos citar como exemplos de animais típicos da floresta amazônica: macacos, cobras, marsupiais, tucanos, pica-paus, roedores, morcegos entre outros. Os rios que cortam a floresta amazônica (rio amazonas e seus afluentes) são repletos de diversas espécies depeixes.
O clima que encontramos na região desta floresta é o equatorial, pois ela está situada próxima à linha do equador. Neste tipo de clima, as temperaturas são elevadas e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas) também. Num dia típico na floresta amazônica, podemos encontrar muito calor durante o dia com chuvas fortes no final da tarde.
Polemicas sobre a Floresta Amazônica
A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma obra faraônica que está sendo construída no Rio Xingu, no Pará – em plena floresta amazônica – o lago da usina terá uma área de 516 km² (1/10.000 da área da Amazônia Legal).
Amazônia e Efeito Estufa
A floresta amazônica exerce influência decisiva no processo de redução do efeito estufa, pois absorve o excesso de carbono existente na atmosfera. Esta constatação, resultante de uma ampla pesquisa sobre a contribuição da Amazônia nas mudanças climáticas globais, começou a ser detalhada por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, no contexto do programa internacional “Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA)”, iniciado em 1999. O LBA é uma iniciativa internacional de pesquisa liderada pelo Brasil que procura um entendimento sobre as dimensões do comportamento da Amazônia como um sistema ambiental integrado e a resposta dos seus vários ecossistemas à intervanção do homem. Segundo dados apurados pelas medições de campo realizadas nos últimos dois anos, a floresta amazônica absorve cerca de 0,4 a 1 Giga tonelada (Gt) de carbono por ano da atmosfera. O valor é equivalente à emissão anual total de gás carbônico proveniente da queima de combustíveis fósseis na Europa Ocidental e de 5 a 12 vezes maior que as emissões de CO2 devidas à queima de combustíveis fósseis n Brasil. Fonte: Gazeta Mercantil, 26.11.01.
Reserva legal: proteção necessária ou intromissão do estado?
Criado em 1965, conceito de que parte de propriedade privada deve ser mantida intocada é um dos temas mais polêmicos da legislação.
A reserva legal é a área do imóvel rural que deve ser coberta por vegetação natural e que pode ser explorada com o manejo florestal sustentável. Ela varia de acordo com o bioma em que está a propriedade. Se os ambientalistas defendem a sua preservação, o setor produtivo reclama que se trata de intromissão
...