Sistema De Informação
Monografias: Sistema De Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kakazinhas • 30/10/2013 • 5.473 Palavras (22 Páginas) • 218 Visualizações
1- Introdução
O Papel Estratégico dos Sistemas de Informação
Neste texto os autores mostram o papel desempenhado pelos vários sistemas de informação nas organizações. Em seguida são abordados os problemas das firmas diante da concorrência e os modos pelos quais os sistemas de informação podem fornecer vantagem competitiva. Os sistemas de informação também podem ser usados para atingir outras estratégias competitivas. Também são descritos diversos modos como os sistemas de informação podem contribuir para as metas de qualidade da empresa.
Após análise do texto, estaremos aptos a:
• Analisar o papel desempenhado pelos seis principais tipos de sistemas de informação nas organizações.
• Descrever a relação entre os vários tipos de sistemas de informação.
• Examinar como as forças competitivas e os modelos de cadeia de valor podem ser usados para identificar oportunidades para sistemas de informação estratégicos.
• Explicar por que os sistemas de informação estratégicos são difíceis de construir e manter.
• Descrever como as organizações podem usar sistemas de informações para aumentar a qualidade em suas operações, produtos e serviços.
Desafios da Administração
O uso da tecnologia da Internet pelas empresas ilustra como os sistemas de informação têm se tornado críticos para apoiar as metas e permitir que fiquem à frente da concorrência. Se ganha vantagem de mercado temporária sobre seus competidores oferecendo um serviço que os outros não podem oferecer. Todavia, algo mais que um único pulo tecnológico é exigido para sustentar essa margem competitiva durante muitos anos. Especificamente, os gerentes precisam enfrentar os seguintes desafios:
2- Integração:
Embora seja necessário projetar sistemas diferentes que sirvam diferentes níveis e funções na empresa, cada vez mais as empresas estão descobrindo vantagens na integração de sistemas; muitas estão insistindo na administração de recursos de empreendimentos. Porém, integrar sistemas para níveis e funções organizacionais diferentes trocarem informação livremente pode ser tecnologicamente difícil e caro. Os gerentes precisam determinar que nível de integração de sistema é necessário e quanto isto vale em dinheiro.
Sustentabilidade de vantagem competitiva:
As vantagens competitivas conferidas por sistemas estratégicos não necessariamente duram o suficiente para assegurar lucros por longo tempo. Os concorrentes podem retaliar e copiar sistemas estratégicos. A vantagem competitiva nem sempre é sustentável. O mercado condiciona a mudança. A empresa e o ambiente econômico mudam. A tecnologia e as expectativas dos clientes mudam. Os sistemas de informação estratégicos clássicos - o SABRE da American Airlines informatizou o sistema de reserva, o sistema ATM do Citibank e o sistema de localização de encomendas da Federal Express - se beneficiaram por terem sido os primeiros nas suas respectivas indústrias. Entretanto, surgiram os sistemas dos concorrentes. Os sistemas de informação por si sós não podem fornecer uma vantagem empresarial permanente. Sistemas que originalmente pretendiam ser ferramentas estratégicas frequentemente se tornaram ferramentas para sobrevivência, algo que toda firma tem que ter à disposição para permanecer no negócio, ou eles podem, até mesmo, inibir as empresas de fazerem as mudanças estratégicas requeridas para o sucesso futuro.
Aplicações Chaves dos Sistemas na Organização
Como existem diferentes interesses, especialidades e níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas. Nenhum sistema simples pode fornecer todas as informações de que a organização necessita. A Fig.1 ilustra um modo para se descreverem os tipos de sistemas encontrados em uma organização. Na ilustração, a organização é dividida em níveis estratégico, gerencial, de conhecimento e operacional, e, mais adiante, é dividida em áreas funcionais como vendas e marketing, produção, finanças, contabilidade e recursos humanos. São construídos sistemas para servir a esses diferentes interesses organizacionais.
Diferentes Tipos de Sistemas
Quatro principais tipos de sistemas de informação servem a níveis de organização diferentes: sistemas de nível operacional, sistemas de nível de conhecimento, sistemas de nível gerencial e sistemas de nível estratégico.
Sistemas de nível operacional dão suporte aos gerentes operacionais no acompanhamento das atividades e transações elementares da organização, tais como vendas, receitas, depósitos em dinheiro, folha de pagamento, decisões de crédito e o fluxo de materiais numa fábrica. Exemplos de sistemas de nível operacional incluem um sistema de registro de depósitos bancários em caixas automáticos ou um que monitore o número de horas trabalhadas por dia pelos operários em uma fábrica.
O principal propósito de sistemas desse nível é responder a perguntas rotineiras e localizar o fluxo de transações através da organização.
Exemplos de indagações que podem ser admitidas no Sistema de Nível Operacional:
• Quantas peças existem no estoque?
• O que aconteceu com o pagamento do Sr. Williams?
Para responder a esse tipo de perguntas, as informações geralmente devem estar facilmente disponíveis, atualizadas e precisas.
Sistemas de nível de conhecimento dão suporte aos trabalhadores do conhecimento e de dados em uma organização. O seu propósito é ajudar a empresa a integrar novos conhecimentos no negócio e a controlar o seu fluxo de papelada. Sistemas de nível do conhecimento, especialmente na forma de estações de trabalho e sistemas de escritório, são as aplicações que mais crescem nas empresas hoje em dia.
Sistemas de nível gerencial são projetados para servir ao monitoramento, ao controle, à tomada de decisão e às atividades administrativas dos gerentes médios.
A principal questão enfocada por tais sistemas é: as coisas estão funcionando bem?
Sistemas de nível administrativo geralmente fornecem relatórios periódicos em lugar de informações instantâneas
...