Sistema De Informação
Monografias: Sistema De Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aryna • 5/11/2013 • 2.104 Palavras (9 Páginas) • 685 Visualizações
Sistemas de Informação
Definição de sistema:
Um sistema é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. Todo sistema possui um objetivo geral a ser atingido. O sistema é um conjunto de órgãos funcionais, componentes, entidades, partes ou elementos e as relações entre eles. A integração entre esses componentes pode se dar por fluxo de informações, enfim, ocorre comunicação entre os órgãos componentes de um sistema.
Definição de Sistemas de Informação:
Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever um Sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.
Todo Sistema que manipula dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia da informação, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação.
Análise do Sistema Empresa
Quando uma empresa e suas atividades são examinadas, pode-se determinar facilmente sua conceituação como um sistema, pois seus elementos interagem.
Definimos que este sistema ocorre de forma aberta, pois sofre interação de seus departamentos (subsistemas) e do ambiente externo (mercado em que atua).
A empresa está imersa em um ambiente extremamente dinâmico e sofre pressões constantes... Dessa maneira, o sistema Organizacional precisa ter agilidade de resposta para poder sobreviver no mercado em que se encontra.
Modelo genérico do sistema empresa
Entrada: podem ser todo o tipo de matéria-prima, seja um produto para fabricação, seja algum tipo de dado para uma prestação de serviço. A mão de obra empregada também é um item de entrada no sistema empresarial. Por exemplo: Escaneamento ótico de etiquetas com código de barras em mercadorias.
Processamento: é qualquer tipo de tratamento ou transformação dado à matéria-prima inicial, a fabricação de um produto ou bem ou, ainda, o desenvolvimento pode ser entendido como o conjunto de processos internos da organização para cumprir a sua atividade. Por exemplo: Calcular salário, impostos e ouras deduções na folha de pagamento de funcionários.
Saída: é exatamente o resultado do processamento, o produto a ser comercializado ou projeto final de algum trabalho intelectual. Por exemplo: Produzir relatórios e demonstrativos de desempenho das vendas.
OBS: Um sistema bem organizado apresenta algum tipo de realimentação (feedback) que é o processo de inclusão de modificações no sistema inicial perante suas variações internas (subsistema de estoque, financeiro, marketing e vendas, publicidade e etc.) e externas (meio ambiente, economia do país, globalização, condições socioeconômicas do país e etc.).
Outras Atividades dos Sistemas de Informação
Armazenamento:é a atividade na qual os dados e informações são guardados de forma organizada para uso posterior. Por exemplo: uso de banco de dados, ou até mesmo uso de dados em nuvem.
Controle: um sistema de informação deve produzir feedback sobre suas atividades de entrada, processamento, saída e armazenamento. Este feedback deve ser monitorado e avaliado para determinar se o sistema está atendendo aos padrões de desempenho estabelecidos. Por exemplo em um relatório pode não apresentar os valores de forma correta e para isso precisa ser verificado, ou gerar sinal sonoro para indicar entrada inadequada de dados em um formulário.
Qualidade da informação
Como a quantidade de informação que passa por uma empresa é muito grande, precisamos de medidas para avaliar quais características dos produtos de informação são valiosos. Chamamos então de qualidade da informação o exame das características e atributos de uma informação.
Informações inexatas, antiquadas ou difíceis de entender são seriam muito significativas, úteis ou valiosas para um usuário final. Esperasse que uma informação depois de processada (que geram produtos da informação) tenham características, atributos ou qualidades que ajudem a uma empresa. Uma informação é dotada de 3 dimensões : tempo, conteúdo e forma.
Dimensão de tempo:
• A informação deve ser fornecida quando for necessária;
• A informação deve estar atualizada quando for fornecida;
• A informação deve ser fornecida quantas vezes forem necessárias;
• A informação pode ser fornecida sobre períodos passados, presentes e futuros.
Dimensão de conteúdo:
• A informação deve estar isenta de erros;
• A informação deve estar relacionada às necessidades de informação de um receptor específico para uma situação específica;
• Toda informação que for necessária deve ser fornecida;
• Apenas a informação que é necessária deve ser fornecida;
• A informação pode ter um alcance amplo ou estreito, ou o foco interno ou externo;
• A informação pode revelar desempenho pela quantidade de atividades concluídas do progresso realizado ou dos recursos acumulados.
Dimensão da forma:
• A informação deve ser fornecida de uma forma que seja fácil de compreender;
• A informação deve ser fornecida de forma detalhada ou resumida;
• A informação pode ser organizada de uma sequência predeterminada;
• A informação pode ser apresentada em forma narrativa, numérica, gráfica ou de outra forma;
• A informação pode ser fornecida na forma de documentos em papel impresso, monitores de vídeo ou outras mídias.
Estruturação sistêmica da organização
As organizações de sucesso sempre possuíram como alicerce a disponibilidade de informações apropriadas para as tomadas de decisão. Para uma empresa, não é necessário controlar apenas as informações operacionais, ou seja, aquelas que definem
...