Sistema De Informações Gerenciais
Monografias: Sistema De Informações Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabananas1 • 11/10/2013 • 2.778 Palavras (12 Páginas) • 997 Visualizações
Aula-tema 01: Os sistemas de informações empresariais na sua carreira
Passo 1: Apresente-se aos outros alunos do seu grupo por meio do fórum, falando sobre a sua cidade, as coisas que gosta de fazer, esporte que gosta de praticar, de onde vem sua família etc. Além dessas informações, se você estiver empregado no momento, explique um pouco sobre a empresa em que trabalha, as atividades que ela pratica, os bens que ela produz e/ou serviços que oferece e se utiliza ou não sistemas de informações gerenciais. Caso não esteja trabalhando no momento, fale sobre a última empresa em que atuou.
Bom, me Chamo Fabiana moro em Carapicuíba e trabalho na Ecil Energia em Barueri. A Ecil atua no ramo de Energia. Eu e minha família Somos de São Paulo. Hoje atuo em duas atividades, uma na área da Gestão da Qualidade e outra na área de Gestão de Projetos, a expectativa é continuar nessas áreas e no futuro focar na gestão de projetos, fazer uma pós na área e chegar ao cargo de Gerente de Projetos.
Gosto de estar em casa nos dias de folga, curtindo meu filho e Marido, gosto muito de filmes e seriados também.
O único esporte que prático hoje é corrida.
Quem estiver interesse em fazer o trabalho estou desenvolvendo.
Passo 2: Pesquise sobre os atuais investimentos em TI (tecnologia da informação ) no Brasil e no mundo. Em 2011, o investimento mundial somou US$ 3,7 trilhões, uma alta de 6,9% sobre o valor aplicado em 2010. Em 2012, o Instituto Gartner prevê que o investimento global nessa área vai crescer de modo mais lento que o esperado por causa da fraqueza de economia. Dica: pesquise sobre o Instituto Gartner.
Uma pesquisa encomendada pela IBM e conduzida pela empresa KS&R, identificou que as tecnologias analíticas e preditivas estão sendo adotadas pelas pequenas e médias empresas para aprimorar a competitividade, apoiar estratégias de expansão e atender melhor os clientes. O estudo global com mais de 2 mil empresas de médio porte em 22 países, incluindo o Brasil, também aponta uma rápida adoção da computação em nuvem (cloud computing) entre esse segmento, com dois terços delas planejando ou já implementando tecnologias baseadas em nuvem como parte de suas infraestruturas.
De acordo com a pesquisa, as empresas de médio porte estão em uma curva ascendente em 2011, já que mais de 50% delas pretendem aumentar seus orçamentos de TI ao longo dos próximos 12 meses, comparado a apenas 20% em 2009. No Brasil, 81% das empresas entrevistadas aumentarão seus investimentos em TI neste ano, enquanto apenas 6% reduzirão o orçamento nessa área. O país está bem próximo do primeiro colocado no ranking, a Índia, onde 84% das companhias gastarão mais com TI, e está bem acima da média dos mercados emergentes, que é de 69%.
Essas empresas estão investindo em um amplo leque de prioridades, incluindo colaboração, processos analíticos, mobilidade, computação em nuvem e sistemas de relacionamento com clientes. Elas também pretendem fazer o upgrade de sua infraestrutura básica com o objetivo de obter melhor desempenho, segurança e confiabilidade. No Brasil, o gerenciamento financeiro e a virtualização dos processos também são prioridades de negócio para as companhias.
Globalmente, mais de dois terços das empresas estão buscando soluções de virtualização para tirar partido de uma infraestrutura compartilhada, aprimorando a eficiência, baixando custos e aumentando a escalabilidade. Os investimentos em tecnologia das pequenas e médias empresas brasileiras também são impulsionados pela necessidade de redundância dos sistemas e pela economia de espaço físico.
“Os resultados mostram que à medida que as economias no mundo inteiro continuam em sua rota de recuperação, empresas de médio porte estão lidando com um novo conjunto de desafios e oportunidades. Quando falamos com essas companhias dezoito meses atrás, a maioria estava concentrada em reduzir custos e aumentar eficiência. Hoje a conversa é mais voltada a como crescer e como se conectar com os clientes. É um ambiente muito diferente e muito mais promissor”, ressalta o executivo para pequenas e médias empresas da IBM Brasil, Luciano Sulzbach.
No país, além do lançamento de novos produtos e o fortalecimento da rede de parceiros, a IBM trabalha em outras duas linhas de frente para possibilitar uma oferta mais acessível de TI às pequenas e médias empresas: apoio a sua rede de canais e revendas; e na estratégia de Expansão Geográfica que, desde o ano passado, vem reforçando a presença da companhia em mercados onde há grande potencial de crescimento, fora das capitais Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Sobre a Pesquisa
O levantamento com 2.112 pessoas responsáveis por decisões de negócio e de tecnologia da informação em empresas de médio porte (de 100 a 1.000 funcionários) foi conduzido em diferentes segmentos de mercado, incluindo bancos, varejo, produtos de consumo, atacado, transporte, produtos industriais e seguros. Participantes de 22 países foram ouvidos, incluindo Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, países nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Islândia e Noruega), Suécia, Alemanha, França, Itália, BeNeLux (Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo), Espanha, Japão, China, Brasil, Índia, Rússia, Austrália, México, Coreia, Singapura, África do Sul, Polônia, Nova Zelândia e a República Tcheca. A pesquisa foi conduzida no quarto trimestre de 2010 para capturar prioridades atuais e futuras de negócio e de TI, bem como o direcionamento dos investimentos
Passo 3: Ainda no fórum, discuta com o grupo sobre quais as influências dos investimentos em tecnologia da informação e quais os benefícios que eles trazem para as empresas.
Bom, acredito que o maior beneficio da tecnologia da informação para as empresas é o estreitamento e melhor relacionamento com o cliente e consequentemente ganhar maior espaço no mercado competitivo.
Aula-tema 02: E-business global e colaboração
Passo 1: Vá ao fórum e debata com os demais integrantes do grupo procedimentos básicos que envolvem a criação de sites. É importante, para o desenvolvimento da atividade, que esse planejamento inicial seja consolidado de maneira efetiva.
Não existe ninguém fazendo o trabalho no fórum.
Passo 2: Utilize a ferramenta do Google Sites, disponível em sites.google.com, para criar o site para o grupo. Será necessário criar uma conta Google para o site e especificar os membros do grupo que têm permissões para visualizar apenas e também para incluir e alterar conteúdo.
...