TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Produção Toyota

Artigo: Sistema De Produção Toyota. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  5.054 Palavras (21 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................3

2JUST IN TIME..................................................................................................4

3 ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS.................................................................5

4 PRODUÇÃO COM QUALIDADE.....................................................................8

5 PRODUÇÃO ENXUTA.....................................................................................9

6 KANBAN..........................................................................................................9

7KAIZEN..........................................................................................................12

8 AS 4 REGRAS DA EXCELÊNCIA DO TPS(TOYOTA PRODUCTION SYSTEM)..........................................................................................................13

9 PROPÓSITO, PROCESSO, PESSOA...........................................................14

10 AS INFLUÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE TAYLOR NAS ORGANAZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS........................................................15

11 REFLEXÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TOYOTA DO BRASIL SOB A ÓTICA DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO.........................................................17

12 A CAUSA DAS DIFICULDADES CRESCENTES DA GM E FORD..........18

13 COMENTÁRIOS FINAIS...............................................................................20

REFERÊNCIAS.................................................................................................21

1 INTRODUÇÃO

O Sistema Toyota de Produção é definido como a combinação de princípios e técnicas de qualidade total, da administração científica e das tradições culturais japonesas.

O sistema Toyota de Produção ou Produção enxuta ou ainda Lean Manufacturing, surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyta, depois da Segunda Guerra Mundial. Ela não adotou o modelo de Produção em massa pois nessa época a indústria japonesa tinha produtividade muito baixa e falta de recursos.

Esse sistema foi criado por três pessoas: o fundador da Toyota e mestre de invenções, Toyota Sakichi, seu filho Toyota kiichiro e o principal executivo o engenheiro TaiichiOhno. O objetivo desse sistema é aumentar a eficiência da produção, produzir mais com menos, pela eliminação contínua de desperdícios.

O desenvolvimento desse sistema se iniciou nos anos 50, quando a economia japonesa estava debilitada e a Toyota, uma empresa de pequeno porte, fabricava 1000 carros por mês, se fabricasse mais, não conseguia vender.

Nesse período que a economia japonesa passava por dificuldades, alguns obstáculos enfrentados pelas empresas japonesas em especial a Toyota foram: interferência governamental; disputas trabalhistas (demissões em massa e greves); leis trabalhistas introduzidas pela ocupação americana; economia japonesa devastada pela guerra, ameaça de entrada dos grandes fabricantes mundiais no mercado japonês e dificuldade de exportações japonesas.

KiichiroToyoda tinha uma motivação que era “Alcançar a América em 3 anos”, mas a produtividade nas fabricas americanas era maior que a produtividade japonesa, em fator das perda que os japoneses cometiam, começou-se então uma sistemática perseguição às perdas.

Essa pequena empresa, a Toyota, se expandiu e nos anos 80 a Toyota fabricava 1000 carros em poucos minutos e era a terceira fabricante mundial e em 2007 se tornou a maior empresa automobilística.

Ohno reforça a ideia que o Sistema Toyota não se contrapõe ao princípio de produção em massa, mas é uma continuidade inspirado em vários aspectos da organização das fábricas de Ford, portanto se contrapõe à necessidade de produzir em grandes lotes. Dessa forma há quem define o sistema como um modelo hibrido, que alia algumas das velhas práticas fordistas (estudo de tempos e movimentos, linhas de montagem) e a novas técnicas (JIT, automação, Kanban, ...) japonesas.

A utilização de lotes pequenos no Sistema Toyota de produção, permitiu uma maior variedade de produtos, foi isso que lhe trouxe a certo ponto vantagem da Toyota sobre a Ford e mais tarde um golpe sobre a indústria ocidental que precisou de verdadeiros malabarismos para enfrentar o mercado mais refinado e exigente em termos de modelos, tipos, padrões e acabamentos.

Outro aspecto diversificado é quando aos trabalhadores que sabem desenvolver mais do que uma única tarefa e operam mais do que uma única máquina.

No Sistema Toyota de Produção ocorre uma mudança no princípio dos tempos alocados ou impostos, que são substituídos por tarefas múltiplas em padrões de tempo e trabalho flexíveis, definindo o que se pode chamar de princípio do trabalho em tempos partilhados.

A base de sustentação desse Sistema de Produção é a absoluta eliminação do desperdício e os dois pilares necessários à sustentação é o just in time e a automação.

2 JUST IN TIME

Just in Time significa que, em um processo de fluxo, as partes corretas necessárias à montagem alcançam a linha de montagem no momento em que são necessárias e somente na quantidade necessária. Resumidamente Just in Time significa “no momento certo”. É um modelo japonês que tenta eliminar estoques e agilizar a produção. Nessa perspectiva acumula-se o mínimo de matéria prima em estoque, apenas em quantidade que permita manter o processo produtivo no momento.

O importante, a saber, no Just-in-Time é que o material certo, disponível na hora certa, no local certo, no exato momento de sua utilização estará disponível. Esse conceito baseia-se na percepção de que se chegar tarde há paralização do processo produtivo, e chegando muito cedo haverá acúmulo de material, requerendo espaço e capital.

A automação pode-se entender como o conjunto de maquinas que funcionam sozinhas depois que são ligadas. Um problema encontrado nas maquinas atuais e que uma anormalidade como a queda de um fragmento em seu interior pode danificá-la

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com