Sistema Isolado
Artigos Científicos: Sistema Isolado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LucianaRezende • 2/11/2014 • 846 Palavras (4 Páginas) • 375 Visualizações
Sistema isolado
Após o levantamento da curva de carga característica, utilizamos o sistema do mês critico, cujo é o mais utilizado, para o para o dimensionamento de nosso sistema fotovoltaico isolado.
Através da equação :
Pudemos calcular a energia diária total consumida no mês. Como em uma residência com consideremos todos os eletroeletrônicos comuns ou seja consumindo corrente alternada na entrada para que o sistema seja mais versátil e adaptativo. Logo consideramos, Lcc igual a zero, assim :
Logo ao considerarmos os valores usuais para Nba e Ninv( 0.85 e 086, respectivamente), tendo como Lca’s os valores mensais de consumo médio obtivemos os resultados, em Kwh/dia;
Em posse destes resultados calculamos a Pm( potencia media dos painéis fotovoltaicos, com a equação:
Logo utilizamos o valor máximo de L calculado anteriormente e pudemos calcular a potencia media das placas. Obtendo como Valor de Pm igual a 8.04333Kw.
Placas
Para determinarmos o numero de placas ligadas em serie, levamos em consideração a Tensão mínima atingida pelas placas a sua maior temperatura de funcionamento, pois a tensão de um semicondutor reduz a altas temperaturas.
Tal fato nos levou a utilizar a equação a seguir para o calculo da quantidade de placas em serie:
Para Vsist, cujo é a tensão do sistema consideramos a tensão da bateria, tal valor é multiplicado por 1,2 para obtermos uma tesão nominal 20% maior que a tensão da bateria a fim de considerarmos perdas ôhmicas dentre outras. A tensão da bateria escolhida por nos, são baterias de 48v, nossa placa estipulada foi a placa A-300P, linha ultra nueva gama da atersa grupo electro, seu data sheet seque em anexo.
Lendo seu data sheet podemos ver que ela possui tensão a temperatura máxima igual a 35,526V, tal valor é calculado através da subtração da tensão máxima 35.95V pelo seu coeficiente de temperatura 0.43%/C°. Substituindo tais valores na equação encontramos que o numero necessário de ramos em serie é 1.621 placas, logo arredondamos este valor como sugerido assim utilizaremos 2 placas em serie.
Para o calculo do numero de placas em serie, devemos antes calcular a corrente Im necessária para a obtenção da potencia critica obtida por :
Como já calculado a tensão de nosso sistema é de 48V e nossa potencia Pm é de 8.0433Kwh logo nossa corrente Im para a obtenção da potencia critica é de 167,569A.
Deve-se levar em conta a variação da corrente em relação a temperatura assim como na tensão. Porem ao inverso da tensão a corrente cresse a medida que a temperatura aumenta, assim utilizamos a equação:
Para calcularmos o numero de placas em serie. O valor de Imp, cujo é a corrente máxima em relação a máxima temperatura de operação é de 11.001A como demonstrado no data sheet da placa escolhida, substituindo tais valores na equação do calculo do numero de placas em paralelo, precisamos de 16 em ramos em paralelo.
Assim temos 16 ramos de 2 placas cada, tendo então 32 placas no total.
Cada placa com valor de: 349 euros logo correspondem a R$33392,32.
http://www.teknosolar.com/placa-solar-atersa-a-300p-300w.html
Inversor de frequência e controlador de carga
Para escolhermos o nosso inversor de frequência e controlador de carga obedecemos os limites mínimos e máximos de sua faixa de operação como uma relação:
E também a corrente máxima suportada pelo nosso inversor, assim para
...