Sistema Linfático
Trabalho Escolar: Sistema Linfático. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silrosil • 17/11/2014 • 452 Palavras (2 Páginas) • 369 Visualizações
SISTEMA LINFÁTICO E IMUNITÁRIO - O sistema linfático compõe-se de:
- Vasos linfáticos: ampla rede de vasos de calibre uma pouco maior do que os vasos sanguíneos. Os vasos linfáticos se distribuem por todo o corpo e terminam em fundo cego (fechados) na extremidade. Situam-se entre as células dos tecidos, de onde captam o líquido tissular (intersticial) que extravasou dos vasos sanguíneos, devolvendo-o à circulação, na altura das veias subclávias (provenientes dos braços).
Se por algum motivo o sistema linfático deixa de drenar o líquido tissular, o líquido se acumula e ocorrerá inchaços que são os edemas linfáticos.
- Linfa: fluído esbranquiçado que circula no interior dos vasos linfáticos. Sua composição é semelhante a do sangue, mas difere por não possuir hemácias. A linfa contém leucócitos dos quais 99% são linfócitos.
Entendendo melhor: quando ocorre troca entre capilares e células, parte das substâncias do plasma fica retida no meio intersticial. Esse plasma provisoriamente fora da circulação é a linfa. Entretanto, a linfa logo estará de volta à circulação por meio da circulação linfática que a recolhe devolvendo-a à circulação sanguínea.
- Linfonodos ou nódulos linfáticos: são estruturas ovóides, com cerca de 25mm de comprimento, localizadas em certos pontos da rede linfática. O linfonodo é revestido externamente por uma camada de tecido conjuntivo. No seu interior encontram-se linfócitos e macrófagos. Cada linfonodo está ligado a vários vasos linfáticos, dos quais recebe a linfa. Os macrófagos existentes interior do linfonodo fagocitam os corpos estranhos presentes na linfa e estimulam a multiplicação de linfócitos capazes de reconhecê-los e combatê-los. Após filtrada a linfa deixa o linfonodo através de um único vaso linfático.
OBS: em casos de infecção que a quantidade de microrganismos é muito grande, ocorre uma intensa multiplicação dos linfócitos, aumentando de tamanho os linfonodos próximos ao local da infecção, formando inchaços chamados de ínguas.
Os linfonodos encontram-se bastante concentrados na região do pescoço, nas axilas, nas virilhas e também nas paredes do intestino.
- Tonsilas: são massas de tecido linfóide que se encontram na entrada das vias respiratórias e digestórias, abaixo da membrana mucosa que reveste esses órgãos e tem função semelhante a dos linfonodos.
Tonsilas palatinas: situada na junção da boca com a faringe (antigamente chamadas de amígdalas).
Tonsilas faríngeas: localizadas na região posterior das narinas ( são as adenóides).
-Baço : é a maior massa de tecido linfóide do corpo. Localiza-se no lado esquerdo do abdome, sob as últimas costelas. O fluído que circula pelo baço é o sangue e não a linfa como nos linfonodos.
Funções do baço: filtragem do sangue para retirada de microrganismos, substâncias estranhas e resíduos celulares; produção de linfócitos para combater corpos estranhos presentes no sangue; destruição das hemácias envelhecidas; armazenamento de hemácias que lança na corrente sanguínea em certos momentos necessários como esforço físico.
...