Sistema Tampão
Exames: Sistema Tampão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuanaLima • 17/3/2014 • 658 Palavras (3 Páginas) • 470 Visualizações
INTRODUÇÃO
Sistema Tampão
Soluções tampão são soluções que atenuam a variação dos valores de pH, mantendo-os constantes mesmo com a adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases, ou quando ocorre diluição. A função de um agente tamponador é conduzir uma solução ácida ou alcalina a um certo pH e prevenir a mudança deste pH. Essa resistência do pH é resultado do equilíbrio entre as espécies participantes do tampão.
OBJETIVO
Conhecer e manusear materiais necessários ao processo de titulação de uma solução.
MÉTODO
Materiais:
• Água destilada
• 5 mL de solução alcoólica de fenolftaleína 1% em tubo conta-gotas,
• 5 mL de solução alcoólica de vermelho de Metila 0,1% em tubo conta-gotas,
• 50 mLde NaOH 0,1M
• 50 mL de HCl 0,1 M
• 5 mL de tampão fosfato pH 6,8,
• 2 buretas de 50 mL
• 4 Erlenmeyer
• 2 béqueres
1ª ETAPA:
Colocou-se 20 mL de água destilada em um erlenmeyer e adicionou-se 2 gotas da solução alcoólica de fenolftaleína a 1%. Com auxilio de uma bureta, gotejou-se solução de NaOH 0,1 M no erlenmeyer até a viragem do indicador.
O NaOH, que nesse caso é o titulante, fica na bureta. E o titulado, substância da qual queremos saber a concentração, fica no Erlenmeyer.
2ª ETAPA:
Colocou-se 20 Ml de solução tampão fosfato pH 6,8 em um erlenmeyer e adicionou-se2 gotas da solução alcoólica de fenolftaleína a 1%. Com auxilio de uma bureta, gotejou-se solução de NaOH 0,1 M no Erlenmeyer até a viragem do indicador. O NaOH, que nesse caso é o titulante, fica na bureta. E o titulado, substância da qual queremos saber a concentração, fica no Erlenmeyer.
3ª ETAPA:
Colocou-se 20 mL de água destilada em um Erlenmeyer e adicionou-se 3 gotas da solução hidroalcoólica de vermelho de metila 0,1%. Com auxilio de uma bureta, gotejou-se solução de HCl 0,1 M no Erlenmeyer até a viragem do indicador.
O HCl, que nesse caso é o titulante, fica na bureta. E o titulado, substância da qual queremos saber a concentração, fica no Erlenmeyer.
4ª ETAPA:
Colocou-se 20 mL de solução tampão fosfato pH 6,8 em um erlenmeyer e adicionou-se 2 gotas da solução alcoólica de fenolftaleína a 1%. Com auxilio de uma bureta, gotejou-se solução de HCl 0,1 M no Erlenmeyer até a viragem do indicador.
O HCl, que nesse caso é o titulante, fica na bureta. E o titulado, substância da qual queremos saber a concentração, fica no Erlenmeyer
RESULTADOS
Iniciou-se a reação abrindo vagarosamente a torneira da bureta para que, gota a gota, o titulante caia sobre o titulado. Enquanto uma das mãos permanece sobre a torneira (para que, se for preciso, ela seja fechada imediatamente), a outra mão fica agitando o erlenmeyer para que a reação ocorra em toda a extensão da solução que está sendo titulada. Quando a cor do titulado mudou bruscamente, fechou-se a torneira da bureta, pois a reação se completou.
1ª ETAPA:
ERLENMEYER. Volume gasto Observação
Solução da 1ª etapa 0,2 Coloração alterada
...