Sistema da Informação Mensagem Instantanea
Por: Jefferson Costa • 20/5/2018 • Artigo • 3.142 Palavras (13 Páginas) • 132 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO TECNOLÓGICO DE DESIGN GRÁFICO
SISTEMA DA INFORMAÇÃO
Jefferson Costa Gomes - RA: N26436-5
Deiver Lavezo - RA: N266ED-1
Isabelli Caroline Amaro - RA: D7667H-2
Victor Hugo Andrade Soares - RA: D758HE-9
Francisco Jackson de Carvalho Silva - RA: N259HB-0
RIBEIRÃO PRETO
2018
Introdução
Tornou-se hábito a comunicação instantânea via aplicativos e redes sociais: o futuro se faz presente, tangível à palma da mão. No entanto, a praticidade e comodidade é assunto recente, em se tratando do desenvolvimento da tecnologia informática, senão vejamos:
Em verdade, na antiguidade se utilizavam cartas para comunicação à longa distância, as quais levavam semanas ou até meses.
Nesse diapasão, cumpre destacar o século XVI, ocasião do descobrimento do Brasil, em que os meios de transporte transcontinentais eram realizados somente via náutica, o que demandava excessivo praza para a troca de informações entre Brasil e Portugal.
Ademais, com o avanço dos anos e da descoberta tecnológica as evoluções das mesmas mensagens passaram a serem entregues não em horas, nem em minutos e sim em segundos, trata-se de um grande avanço.
Obtempera-se, portanto, que o supracitado avanço proporcionou a Gutenberg e a imprensa serem o marco.
No mesmo sentido, assim como a impressora foi o símbolo da nova era, o surgimento disto veio em prol da necessidade humana de se expressar um dos modos mais antigos de se comunicar se deve a antiguidade que se deu origem a Arte Rupestre com desenhos primitivos entre cavernas e grutas.
Posto isso, em ato contínuo, deu-se gênese à escrita que se utilizavam o suporte de papiro, pergaminhos, livros. Nessa época os livros não eram objeto de todos, sendo difundido a partir da criação da imprensa no século XIV.
Com efeito, ao longo dos anos o ser humano sentiu a necessidade de enviar mensagens à longa distância com um tempo mais curto, desenvolveram os estudos sobre eletricidade e através disso começou a desenvolver o primeiro meio de comunicação moderna “telégrafo”. No século XIX o rádio e telefone foram utilizados por meio de propagar a informações e para servir como entretenimento como músicas e novelas; já o telefone possibilitou a evolução do telégrafo, telefone emite mensagens de voz em tempo real.
Portanto, a televisão e a Internet tiveram seu marco na década de XX, televisão foi um meio de comunicação com o indivíduo, Internet representou um sistema global de redes e promoveu um dos avanços a tecnologia se deu a origem da interatividade com o público, facilitou em surgir outros meios de comunicação. Visando o âmbito atual em que vivemos, houve um enorme progresso sobre as trocas de mensagens ao fazer uma linha do tempo analisaremos a evolução da comunicação desde a mais antiga, até as atuais.
Começamos pelo MSN: MSN MESSENGER: MSN foi um dos marcos de mensagens instantâneas, criação originou em 22 de julho de 1999.
ORKUT: serviço online mais recente a ter seu fim decretado sua criação aconteceu em 24 de janeiro de 2004.
MYSPACE: criado com o objetivo de funcionalidades básicas, e-mail interno, mensagens, fóruns, grupos, lançamento aconteceu em 2003.
ICQ: revolucionou a comunicação rápida entre pessoas online, criado em 15 de novembro de 1996.
MiRC: divide o ICQ o posto pioneiro da conversa virtual; suas características era utilização do protocolo Internet Relay Chat (IRC), era utilizado para trocas de mensagens, chats, fóruns.
FACEBOOK: mídia de rede social virtual lançado em 4 de fevereiro de 2004, sendo uma das redes sociais mais utilizadas do mundo.
WHATSAPP: aplicativo de multiplataforma de mensagens instantâneas e chamada de voz para Smartphones.
- Por fim, temos hoje uma facilidade para nos comunicar por meio da tecnologia, por um curto prazo, divulgações das informações elevadas interage e abrange o público atual, visa adolescentes, adultos, idosos, que acessam pelo menos uma vez ao dia, o que promoveu a interação da imprensa e a sociedade atual, o aumento se deve, devido a globalização e a necessidade das pessoas se comunicarem e compartilharem informações.
E-mail Como tudo começou?
Há mais de 40 anos atrás, que Raymond Tomlinson enviou o primeiro e-mail registrado da historia, naquele tempo, nem se imaginava a importância que teria nos dias atuais, sendo considerado ainda hoje como uma das principais ferramentas de comunicação e marketing. E se mantem forte mesmo com tanta concorrência das tecnologias atuais. Na época, o programador americano Raymond Tomlinson, supostamente enviou uma mensagem através da rede ARPANET (Conhecida como a mãe da Internet), supostamente porque não se lembra exatamente da mensagem que ele enviou na época, usando o aplicativo SNDMSG(send message) provavelmente algo como “QWERTYUIOP” O formato que conhecemos hoje (exemplo@dominio) também foi inventado por ele, aonde o @ tem o significado de “at” ,e quer dizer qual o determinado domínio em que ele se encontra. Após isso ele se espalhou rapidamente por conta da globalização e necessidade do ser humano e empresas em contato com o mundo afora. Antes disto, era muito difícil a comunicação, pois normalmente eram usadas cartas, que não eram instantâneas, e demoravam a chegar, isto deixava tudo muito complicado, no caso de empresas, o contato com os fornecedores, era muito dificil, pois sempre demoravam as conversas, depois do e-mail isso tudo mudou, as empresas aderiram e assim, conseguiram uma agilidade muito maior em questão disto.
O primeiro e-mail marketing enviado
Apenas 7 anos depois da criaçao do email, Gary Thuerk , pensou em enviar o primeiro email para um grupo, pois estava tentando vender um computador, entao enviou a mensagem para cerca de 400 contatos, Assim ele deu inicio a uma das praticas mais normais no marketing digital, o Primeiro Email marketing, tambem ganhou a fama por ser conhecido como inventor do email spam.
Primeiro e-mail para usuários
Nem todos tiveram oportunidade de ter o próprio e-mail em 1970, só então em 1990 começou a surgir os serviços de hospedagem, que por sua vez já era normal receber o próprio e-mail quando assinasse um provedor. O primeiro e-mail gratuito foi o Hotmail ,criado por um indiano Sabeer Bhatia. A intenção dele era criar um e-mail baseado na estrutura da Web ,e foi desta maneira que qualquer um poderia acessar o seu correio eletrônico de qualquer computador. Em meados de 1997, Bhatia vendeu o Hotmail para a Microsoft pela quantia generosa de 400 milhões de dólares. Depois de 16 anos em circulação o Hotmail sai de cena e dá lugar ao novo Outlook.com,que por sua vez traz um visual mais limpo que o de outros sites similares e integração com redes sociais e com os serviços na nuvem, como Messenger e Office ,Web Apps ,Blogs , Busca e até na Xbox LIVE. Porém ainda hoje á controvérsias que dizem que na verdade ,o RocketMail seria o primeiro serviço de e-mail gratuito desenvolvido pela Four11 Corporation e por sua vez comprado pela Yahoo! Nesta mesma época surgiram outros serviços de e-mail como o Yahoo!Mail e também o AOL(mais conhecido como AIM).
...