Sistema de Distribuição Direta
Tese: Sistema de Distribuição Direta. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcusguerra77 • 14/10/2013 • Tese • 560 Palavras (3 Páginas) • 684 Visualizações
Passo 1 – Hermes – Sistema de Distribuição Direta:
A empresa não usa intermediários, as vendas de seus produtos são diretamente aos consumidores finais, o produtor efetivamente controla todas as atividades de mercado, inclusive o recebimento dos produtos pelos consumidores finais. Um dos principais sistemas de produção direta é a venda porta a porta e através de catálogo. Esse tipo de empresa tem como prática de comercializar seus produtos através de promotoras autônomas como revendedores e não vendedores contratados.
A vantagem, como foi dito no início, é que o fabricante exerce maior controle no processo de comercialização, mas tem uma grande desvantagem que é o custo altíssimo de logística de distribuição.
Uma característica interessante é a venda por catálogo que é enviado para os consumidores através dos correios, o que exige da empresa um cadastro de clientes para vários produtos diferentes.
Em minha justificativa, o sistema de distribuição direta tem a vantagem para a empresa, no caso aqui da Hermes, atender o mercado de consumo sem criar filiais ou pontos de vendas eliminando os varejistas intermediários e as propagandas são realizadas mais “boca a boca”, diminuindo assim os custos. Mas as maiorias dos consumidores gostam de ver, sentir e manusear o produto que ele deseja e o catálogo não possibilita este efeito. É uma das desvantagens da venda por este sistema de distribuição.
Passo 2 – McDonald’s – Sistema de Distribuição Exclusiva:
Sistema onde a empresa utiliza um ou alguns intermediários exclusivos para atender um mercado de consumidor especifico. Os intermediários podem ser representantes comerciais que levam o produto aos pontos do varejo nas redes de lojas que tenham a exclusividade na distribuição do produto.
Tem como característica a parceria com uma rede de distribuição que trabalha apenas com a marca do fabricante, pode ainda ter a possibilidade de crescimento e expansão dos fabricantes, não precisando investir na formação dos pontos de vendas e sim pensar mais no investimento financeiro na produção.
A estratégia da McDonald’s, que tem mais de 30.000 restaurantes em mais de 100 Países, garante que seus produtos como o Big Mac tenham a mesma qualidade em qualquer parte do mundo e quem adquire a franquia recebe um treinamento rigoroso dos padrões exigidos pela McDonald’s. (Fonte do McDonald’s).
Este tipo de estratégia torna a empresa mais eficiente e com muita solidez de mercado, mas ao mesmo tempo tem que reconhecer que os consumidores querem cada vez mais produtos personalizados, exigindo ainda mais atenção neste público alvo.
Passo 3 – Unilever – Sistema de Distribuição Intensiva:
Visa colocar o produto no maior número possível de pontos de venda e é adequado para produtos de alto consumo de compra frequente e preços unitários relativamente baixos. Disponibilizar o produto onde os consumidores esperam encontrá-lo é fundamental para bens de conveniência, pois é muito comum o consumidor trocar de marca caso não encontre aquela marca desejada.
É uma prática onde os pontos de vendas podem ser atingidos por equipes de venda dos próprios fabricantes, por representantes comerciais ou atacadistas distribuidores. Muitas organizações
...