Sistema de capa
Seminário: Sistema de capa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fersalda • 5/3/2014 • Seminário • 3.811 Palavras (16 Páginas) • 457 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ANA CLAUDIA FRANCO DE GODOI
BRUNA DA SILVA SOUZA BORGES
FERNANDA SALDANHA
SILVANI GOMES TORRES
SAMUEL MORAES DA SILVA
THAINA ACOSTA BARROS
VALDINEIA ISABEL OLIVEIRA LIMA
ATPS – ANATOMIA HUMANA
CAMPO GRANDE - MS
NOVEMBRO / 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ANA CLAUDIA FRANCO DE GODOI RA: 5038606686
BRUNA DA SILVA SOUZA BORGES RA: 6187595192
FERNANDA SALDANHA RA: 5081747858
SILVANI GOMES TORRES RA: 5198610236
SAMUEL MORAES DA SILVA RA:5541628699
THAINA ACOSTA BARROS RA: 5034670551
VALDINEIA ISABEL OLIVEIRA LIMA RA:5082750361
ATPS – ANATOMIA HUMANA
Trabalho apresentado como exigência da disciplina de Anatomia do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Anhanguera Uniderp orientado pelo professor: João Valdivino.
CAMPO GRANDE - MS
NOVEMBRO / 2013
Sistema Tegumentar
O tegumento comum constitui o manto contínuo que envolve todo o organismo, protegendo-o e adaptando-o ao meio ambiente. Esse invólucro somente é interrompido ao nível dos orifícios naturais (narinas, boca, olhos, orelha, ânus, vagina e pênis) onde se prolonga pela respectiva mucosa. Sob o ponto de vista anatômico o tegumento comum é formado por dois planos, o mais superficial denominado cútis ou pele e o mais profundo tela subcutânea.
Camadas da Pele
Epiderme
A epiderme é uma das três porções epiteliais que recobre a superfície do corpo, sendo a que está localizada externamente. É diferenciada em pele fina e pele espessa, dependendo de sua espessura. A pele espessa é encontrada na palma das mãos e na planta dos pés; a pele fina protege todo o resto do corpo.
Nas regiões mais espessas (pele espessa), a epiderme atinge espessura de até 1,5 mm e apresenta cinco camadas, da derme para fora.
Camada basal
Formada por células prismáticas ou cuboides, basófilas, encontradas sobre a membrana basal que separa a epiderme da derme (porção epitelial intermediária). Esta camada, por ser rica em células-tronco, também recebe o nome de germinativa. Apresenta intensa atividade de mitose, sendo responsável, juntamente com a camada seguinte (camada espinhosa), pela contínua renovação da epiderme. Estima-se que a epiderme dos humanos se renove a cada 15 a 30 dias, dependendo do local e idade da pessoa. As células desta camada possuem filamentos intermediários de queratina, que se tornam mais numerosos ao passo que a célula avança em direção à superfície.
Camada espinhosa
Composta por células cubóides, ou levemente achatada, com núcleo localizado centralmente, citoplasma com expansões citoplasmáticas se aproximam e se mantêm unidas com as células ao redor através dos desmossomos, dando às células um aspecto espinhoso.
Existe também tonofilamentos que se inserem nos espessamentos citoplasmáticos dos desmossomos. Tanto o filamento de queratina quanto os desmossosomos desempenham importante papel na manutenção da coesão entre as células da epiderme e na resistência ao atrito. Nesta camada também estão presentes células tronco dos queratinócitos, sendo que as mitoses ocorrem na camada basal e, em menor quantidade, na camada espinhosa.
Camada granulosa
Possui apenas 3-5 fileiras de células poligonais achatadas, núcleo central e citoplasma carregado de grânulos basófilos, conhecidos como grânulos queratino-hialina. Estes contêm uma proteína rica em histidina fosforilada e também proteínas contendo cistina. Através da microscopia eletrônica, podem ser visualizados os grânulos lamelares, que se fundem com a camada granulosa, onde há a deposição de um material lipídico, contribuindo para a formação de uma barreira contra a penetração de substâncias e torna a pele impermeável à água, impedindo a desidratação do organismo.
Camada lúcida
Esta camada é mais evidente na pele espessa e é formada por uma fina camada de células achatadas, eosinofílicas e translúcidas, cujos núcleos e organelas foram digeridos por enzimas dos lisossomos e desapareceram. Estão presentes no citoplasma filamentos de queratina, compactados e envolvidos por material elétron-denso.
Camada córnea
Possui espessura muito variável e é constituída por células achatadas, mortas e anucleadas. O citoplasma apresenta-se cheio de queratina. Esta possui, no mínimo, seis polipeptídeos distintos; a composição dos tonofilamentos são modificados a medida que os queratinócitos se diferenciam. As células da camada basal apresentam queratina de baixo peso molecular, enquanto os queratinócitos mais diferenciados sintetizam queratinas de peso molecular maior. Na camada córnea os tonofilamentos se aglutinam juntamente com a matriz formada pelos grânulos de querato-hialina. Nesta fase, os queratinócitos estão transformados em placas sem vida descamando continuamente.
Todas as camadas descritas acima estão presentes na epiderme na sua maior complexidade, que é na pele espessa. Já na pele fina, frequentemente estão ausentes as camadas granulosa e lúcida, com uma camada córnea bem reduzida.
Coloração da Pele
A coloração normal da pele, dos pelos e do olho se deve fundamentalmente à melanina, que é um pigmento acastanhado que aparece em negro quando mais
...