Sistema de informação
Tese: Sistema de informação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: hudsonparaty • 5/4/2014 • Tese • 4.760 Palavras (20 Páginas) • 192 Visualizações
Introdução
Este trabalho apresenta de uma forma teórica, definições de sistema, sistema de informações, sistemas de informações gerenciais e, numa visão bem simplória, as etapas para o desenvolvimento de um projeto de sistema de informação. Acredita-se que neste trabalho esclareça dúvidas, mesmo que muito simples, sobre o que é um sistema, para que serve e como é desenvolvido.
Imprescindível envolver o assunto Sistemas de Informação em todo e qualquer processo de formação profissional, uma vez que as atividades humanas, sem exceção, estão com a eficiência e a eficácia comprometida pela qualidade dos processos de busca, de produção, de uso e de transmissão de dados ou informações. Em todas as atividades profissionais observamos que, na grande maioria das situações, os problemas são diagnosticados para a busca de soluções, sem envolver visão sistêmica. Volumosos projetos são elaborados em vão, sem se perceber que a solução simplesmente consiste em harmonizar estruturas e corrigir o processo ou os meios de comunicação da empresa. Conhecer e compreender essa visão sistêmica são, em nossa perspectiva, a melhor condição de se adquirir a cultura técnica suficiente e necessária para um bom desempenho no exercício de uma profissão, destacadamente das que são envolvidas por alta dose de complexidade e responsabilidade. Escrever sobre sistemas de informações é, atualmente, algo que requer muito cuidado, pois quando falamos em sistemas, logo vem à cabeça a idéia de tecnologia, computadores, softwares e na verdade sistemas são muito mais que isto. Por isto a preocupação ao escrever estas linhas, pois ao citarmos Sistemas de Informação, obviamente estaremos relacionando muitas coisas a sistemas informatizados, até mesmo porque nos dias atuais seria ridículo não fazermos esta ligação, porém, SI é muito mais do que simplesmente software.
Os sistemas baseados em tecnologia da informação transformaram-se e transformam as organizações radicalmente.
CONCEITOS BÁSICOS
Os conceitos de dados e informações surgiram dos estudos e da evolução, especialmente na parte denominada teoria da informação. Aplicando-se rigorosamente os conceitos, um dado é a expressão lógica de um fato isolado e uma informação é a expressão lógica do fato global. A análise de um fato envolve, então, uma série de operações, sob o título de coleta de dados, seja numa observação de algo que ocorre, seja numa demorada e cuidadosa pesquisa. A partir desses dados, inicia-se o trabalho de síntese, ou Processamento de Dados, do que resultará a visão global do fato analisado, ou seja, resultará numa informação. A partir do conceito geral de sistemas podemos caracterizar aquele que será o objeto de nossa atenção daqui para frente: O Sistema de Informação, ou seja, todo e qualquer sistema que tem informações como entrada visando gerar informações de saída. A expectativa de se obter tais informações, para satisfazer determinadas necessidades, corresponde ao objeto geral dos Sistemas de Informação.
A informação de entrada no Sistema de Informação tem características muito peculiares diante do que ocorre com as matérias-primas de entrada de um sistema de produção: ela não é consumida, em razão de ela ter uma natureza lógica. Ela incorpora uma saída, mas continua disponível como no momento em que foi recebida. E, ainda, a mesma informação poderá servir como entrada de outro processamento ou até mesmo como entrada de um Sistema de Informação de outra empresa.
Num sistema de produção, os elementos físico de entrada e os elementos físicos colocados como recursos são claramente distintos. Matérias-prima e equipamentos não trazem dúvidas quanto ao que representam para o próprio sistema: matérias-primas são consumidas e equipamentos são utilizados. No Sistema de Informação, informações de entrada muitas vezes confundem-se com informações colocadas como recursos lógicos,
em razão de sua natureza. E mais, não é comum dizer-se que a informação de entrada é consumida. Fica então mais simples e claro dizer que a informação é usada ou utilizada, tanto sendo uma entrada quanto sendo um recurso. Mas convém frisar que num sistema de produção ou de distribuição, a informação somente poderá ser usada como recurso lógico e nunca como entrada, pois nos sistemas que não sejam de informação as entradas são sempre físicas.
Um sistema de informação é um tipo especializado de sistema e pode ser definido de inúmeros modos, Para o nosso propósito, um sistema de informação (SI) é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.
São exemplos de sistemas:
Automóvel
Objetivo: transportar pessoas, locomoção mecanizada.
Subsistemas: motor, carroceria, suspensão, etc.
Corpo Humano Objetivo: regeneração de células para a sobrevivência (Homeostasis).
Subsistemas: aparelho digestivo, aparelho respiratório, sistema nervoso, sistema glandular, etc.
Time de Futebol.
Objetivo: Disputar e vencer partidas para ganhar campeonatos.
Subsistemas: diretoria, quadro social, elenco de jogadores, comissão técnica, departamento médico, etc.
O ciclo de um sistema é a fase de desenvolvimento do sistema, onde, em função dos objetivos, estudam-se os elementos que irão compor o sistema, ou seja, suas partes. Os subsistemas são então desenvolvidos, testados individualmente e em conjunto e, o sistema é implantado. A evolução é a etapa da manutenção do sistema para que ele consiga acompanhar o meio que o cerca e que também evolui. Empregam-se novas técnicas, novos métodos, novos módulos, novas rotinas, enfim, "remenda-se" o sistema para que ele continue atingindo seus objetivos.
Informação:
"Sistema de Informação é um conjunto de elementos interdependentes (subsistemas), logicamente associados para que de sua interação sejam geradas informações necessárias à tomada de decisões.". Seu objetivo é, portanto, gerar informações para tomada de decisões. Assim sendo, o Sistema de Informação deve ser elaborado
...