Sistema de medição
Tese: Sistema de medição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: htalyuli • 24/5/2014 • Tese • 985 Palavras (4 Páginas) • 299 Visualizações
O principal ponto para análise consiste em interpretarmos o sistema de medição como um processo. Desta forma, é importante ressaltarmos que não estamos avaliando simplesmente os equipamentos, mas o processo no qual utilizamos os equipamentos, o método e as pessoas para obtermos o resultado da medição.
Sistema de Medição: É a coleção de instrumentos ou dispositivos de medição, padrões, operações, métodos, dispositivos de fixação, software, pessoal, ambiente e premissas utilizadas para quantificar a unidade de medição ou corrigir a avaliação de uma característica sendo medida; o processo completo para obter medições.
Medição é o conjunto de operações com objetivo de determinar o valor de uma grandeza. Estas operações podem ser realizadas automaticamente. (ISO GUM, 2008).
Figura 1.1.1: Sistema de medição
O objetivo de uma medição é determinar o valor de uma grandeza a ser medida. Esta medição começa com uma apropriada especificação da grandeza, do método e procedimento de medição.
Exemplo 1.1.1:
Considere um sistema de medição para medir o diâmetro de um conector de torneira com tolerância de +/- 0,5 mm.
Figura 2: Medição de um conector de torneiras
Antes de qualquer análise estatística devemos obter uma boa definição do sistema de medição. Abaixo, apresentamos de forma simplificada o sistema de medição para medir o diâmetro do conector.
Definição do sistema de medição:
Equipamento de medição: paquímetro digital de resolução 0,01mm;
Observe que o equipamento de medição (paquímetro) apresenta uma resolução adequada para a característica que vamos medir, pois temos uma tolerância de +/- 0,5 mm, o que corresponde a uma faixa de 1 mm. Ao dividirmos a tolerância por 10, obtemos que a exatidão mínima requerida é de 0,1 mm. Como o paquímero digital tem resolução de 0,01 mm, concluímos que este é adequado para realizar tal medição.
Método de medição:
Posicionar o paquímetro no centro do conector;
Figura 1.1.2 : método de medição
Executar a medida
Erro de Medição
Toda medição tem imperfeições que dão origem a erros no resultado da medição. Tradicionalmente, um erro é visto como tendo dois componentes, a saber, um componente aleatório e um componente sistemático.
Um sistema de medição ideal produziria somente medições “corretas” a cada vez que fosse utilizado. No entanto, sistemas de medição com tal propriedade não existem. O erro de medição é definido por:
Figura 4: Erro de medição
Erro é um conceito idealizado e os erros não podem ser conhecidos exatamente. Na prática, associamos uma variável aleatória (por exemplo, a distribuição normal) para representar o erro de medição.
Figura 1.1.3: Erro de medição
• Incerteza: σ ;
• RR: σ .
Não confundir σ com erro!
Em geral, existe uma certa confusão entre o significado de RR e a incerteza de medição. A incerteza de medição é um termo utilizado internacionalmente para descrever a qualidade de uma medida. Até alguns anos atrás, este termo era frequentemente associado com a qualidade de equipamentos de medição. Entretanto, devido a importância de alguns ensaios, o conceito de incerteza de medição foi estendido para estabelecer a qualidade dos ensaios.
A incerteza de medição é um valor associado ao resultado da medição que descreve uma faixa no qual esperamos conter o valor verdadeiro da medida, com um determinado nível de confiança.
No processo de calibração, no qual avaliamos um equipamento de medição, a incerteza de medição corresponde ao desvio padrão (ou, múltiplo dele) associado às medições do equipamento de medição obtidas sob condições ideiais de medição
...