TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas A válvula

Seminário: Sistemas A válvula. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Seminário  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

A válvula é um dispositivo que tem como função primordial a regulagem de fluxos de um fluido que pode ser em forma de gases ou líquidos, como óleos, água e outros materiais. Resumidamente, as válvulas se abrem e fechar, controlando a entrada e saída de fluxos. Em diversos equipamentos existentes hoje no mercado industrial, inúmeros tipos de válvulas industriais que são empregados para o funcionamento pleno de tubulações, caldeiras e outros equipamentos. O controle de pressão também é outra função de suprimentos industriais como as válvulas pneumáticas, solenóides, hidráulicas e manuais, que podem também monitorar mudanças de temperatura e fluxo.

Entre os tipos de válvulas estão: válvula esfera, válvula borboleta (para regulação do fluxo de diâmetros maiores, válvula de retenção, que permite ao fluido passar seguindo uma direção única, válvula diafragma, utilizada em indústria farmacêutica, válvula de disco, empregada em fluidos abrasivos, válvula de gaveta, válvula globo, válvula agulha, destinado ao controle preciso do fluxo, válvula pistão, reguladora de fluidos que transportam materiais sólidos em suspensão, válvula de assento e válvula de expansão de térmica, adequado aos sistemas de refrigeração e de aparelhos de ar condicionado, entre outros modelos.

Cada tipo de válvula possui características muito peculiares, embora algumas tenham aplicações bem parecidas. Para exemplificar alguns dos modelos de válvulas no setor industrial, elaboramos um quadro de demonstração para identificar as funções de cada peça.

As válvulas são componentes de equipamentos e suprimentos muito importantes para as indústrias. Normalmente eles respondem por entre 5 e 10 por cento das despesas de capital, na maioria dos setores de produção. As indústrias de processo podem ser consideradas a maior fatia de usuários finais de todos os tipos de válvulas, podendo ser divididas em três categorias: os fabricantes de processo (química, refino de petróleo, alimentos e bebidas, papel e celulose e outras indústrias relacionadas), indústrias de recursos (petróleo bruto e gás natural, além de mineração) e serviços de utilidade pública (eletricidade, gás, água, esgoto e saneamento). Outros usuários finais de válvulas industriais incluem os setores de construção naval e siderúrgicas.

A demanda global de válvulas industriais é determinada por uma ampla gama de variáveis. Claramente um dos principais determinantes são os padrões de dispêndio de capital entre os principais grupos de usuários finais. A válvula de demanda industrial é, portanto, bastante cíclica e depende de condições econômicas gerais propícias para estimular o investimento de capital nos mercados de uso final. Além disso, fatores como preços, disponibilidade e aceitação do público de várias fontes de energia (por exemplo, hidráulica, nuclear, carvão, gás natural, etc) afetam a demanda de válvulas em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com